Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Milhares de pacientes do SUS ficam sem remédio controlado por falta do receituário azul

Montes Claros – Milhares de pacientes do SUS ficam sem remédio controlado por falta do receituário azul

O receituário azul é necessário para a obtenção de medicamentos controlados gratuitamente por parte da população e desde do começo do mês  está em falta na rede pública municipal de saúde, por uma falha da secretaria de Saúde.

Nesta terça-feira (16), o Jornal Montes Claros  cobrou novamente da Secretaria de Saúde e da Prefeitura Municipal de Montes Claros providências quanto a aquisição em caráter de urgência dos talonários azuis.

Montes Claros - Milhares de pacientes ficam sem remédio controlado por falta do receituário azul
Montes Claros – Milhares de pacientes ficam sem remédio controlado por falta do receituário azul

A negligência da secretaria de saúde vem afetando diretamente a população, principalmente os idosos que é uma das parcelas da população mais afetada, que por não possuir o talonário azul com a assinatura do médico não consegue obter a medicação controlada gratuitamente ou até mesmo comprar os medicamentos especiais.

.

Diversas pessoas têm procurando desde a última semana o vereador Eduardo Madureira para reclamar sobre o assunto, dentre elas o senhor J.S.P de 43 anos.

 – Meus medicamentos são controlados e já acabaram, eu não tenho condições de comprar esses remédios, porque são caros. O pior é saber que estamos pagando por um erro da prefeitura – ressaltou Sr. Joaquim.

– Estou há mais de um mês tentando a receita azul no PSF e não consigo. Relatou a senhora Margarida M. de 53 anos.

Entenda o Caso

No mês de outubro de 2014 a Secretaria de Saúde de Montes Claros, fiz um pregão para adquisição das receitas, que nunca chegou a ser concluído.

A falha adquisição das receitas, vem impedindo que os  médicos responsáveis pelos PSF`s , o recebimento do talonário de receitas azul. Sendo assim o usuário ao procurar o PSF não consegue adquirir a receita com carimbo do médico ficando impossibilitado de comprar ou receber gratuitamente seu medicamento.

– É um absurdo vermos ainda erros como este, onde a população que mais necessita é a primeira a pagar pelo desleixo dos órgãos competentes. Estamos cobrando uma solução e uma explicação imediata sobre a aquisição dos receituários azuis – disparou um dos usuários das receitas de uso controlado.

Diversas pessoas em conversa com  a reportagem do Jornal Montes Claros ressaltam que estão sendo bem tratados nos PSF’s e os isentam de culpa pela falta do receituário.

O problema é da secretaria municipal de Saúde pela falta de adquisição das receitas.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *