Últimas Notícias

Norte de Minas – Corpo de Bombeiros participa da Câmara Temática que aprova o plano de ação emergencial do Parque Nacional Cavernas Peruaçu

“Mais uma etapa vencida no processo de abertura deste patrimônio arqueológico a visitação pública, aquecendo o turismo de Januária e região” 

downloadVencendo etapas no processo de adequação do Parque Nacional Cavernas Peruaçu para abertura a visitação pública deste patrimônio arqueológico da humanidade, fomentando o turismo ambiental, de Januária e todo o Vale Médio do São Francisco, membros da Câmara Temática reuniram, na tarde de quarta-feira (10/06), na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio – na comunidade de Fabião, para estudos, deliberações e aprovação do Plano de Ação Emergencial da unidade ambiental.

.

Representando a Prefeitura de Januária, a secretaria municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Elzina Escobar, esteve presente levando e defendendo os anseios da municipalidade, atuação destacada, também, do comandante do 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Januária, Segundo Tenente João Carlos Aguiar, da Associação Comunitária, Samuel Santos, Leidson dos Reis, Roteiro Velhos Chico, ambientalistas Mônica Macedo, Carlos Leonardo, e o engenheiro florestal Rafael Pereira, do ICMBio, conduzindo os trabalhos.

DSC01424

.

POLITICA DE SEGURANÇA DO PARQUE NACIONAL CAVERNAS PERUAÇU

O Parque Nacional Cavernas Peruaçu – PNCP – está localizado, entre os municípios de Januária, Itacarambi e São João da Missões, e tem como objetivos a proteção e preservação do patrimônio geológico, arqueológico, recursos hídricos, fauna e flora da região, promoção de atividades recreativas e turismo ecológico, pesquisas cientificas e realização de educação ambiental.

.

A Política de Segurança visa oferecer ao visitante a máxima segurança possível, nas atividades de uso público, a partir da construção de um Sistema de Gestão de Segurança, sendo estruturado pelo comprometimento com as boas práticas consagradas das modalidades de ecoturismo.

O Plano foi construído com base no elaborado para o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. A parceria com o Corpo de Bombeiros de Januária foi salutar, realizando vistorias nos roteiros do Parque Nacional e contribuindo com a identificação dos principais riscos, áreas de escape e procedimentos de segurança.

EXPECTATIVA DE ABERTURA ATÉ O FINAL DESTE ANO

Segundo o plano de manejo o Parque estará aberto, à visitação pública, todos os dias da semana, das 08 às 18 horas, sendo permitido o acesso aos roteiros somente até às 16 horas, sendo o horário limite de saída as dezoito, com seis roteiros de visitação, sendo, as cavernas, gruta e lapas do Janelão, Boquete,  Bonita, Índio, Desenhos, Peruaçu, Caboclo, Carlúcio e  Rezar, com capacidade de até trezentos visitantes dias, que deverão ser conduzidos por condutores credenciados pela unidade de conservação. Segundo, Rafael, 97% das obras de estrutura estão em fase de finalização, em especial as trilhas. Em seguida o processo de estruturação dos recursos humanos para que, até o final deste ano, Januária e região sejam contempladas com a abertura deste propulsor da aptidão natural da Cidade das Águas Belas ao turismo ecológico.

Por José Maria Guedes / Fotos: José Maria Guedes