Últimas Notícias

Norte de Minas – Pirapora vai contar com mais leitos de de tratamento intensivo

Minas Gerais vai contar agora com mais 50 leitos de tratamento intensivo. O credenciamento dos novos leitos foi aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS/MG) e a expectativa é beneficiar uma população de cerca de 940 mil pessoas das regiões ampliadas de saúde Norte, Oeste e Triângulo Norte.

O credenciamento dos novos leitos foi aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite
O credenciamento dos novos leitos foi aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite

.

.

Os novos leitos já têm endereço certo e vão reforçar os 1.778 leitos de UTI adulto, 185 leitos de UTI pediátrico, 543 leitos de UTI neonatal, 115 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) convencional e 42 leitos de UCI canguru já existentes no estado.

O Hospital Municipal Dr. Moisés Magalhães Freire, do município de Pirapora, foi o que recebeu o maior número de novos leitos credenciados. Serão mais 10 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de UCI Convencional e cinco leitos de UCI Canguru. A unidade já contava com 10 leitos de UTI adulto.

O secretário municipal de Saúde de Pirapora, Célio Cesar, agradeceu ao secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, e a equipe da SES pelo empenho no credenciamento junto ao Ministério da Saúde e reafirmou a importância dos leitos para o fortalecimento da saúde na região.

“Eu gostaria primeiro, secretário, de agradecer. Nós estamos desde janeiro de 2014 com as estruturas físicas prontas, já concluídos os equipamentos e era uma coisa que aguardávamos muito. Há dois meses o senhor prometeu ouvir e fez mais que isso, ouviu e agiu. E eu tenho certeza que esses leitos serão de grande relevância para toda a macrorregião”, diz Célio Cesar.

.

.

“O credenciamento desses leitos é de extrema importância para cobrir o déficit que existe nas regiões onde eles estão localizados e, dessa forma, atender com mais qualidade e efetividade, diminuindo os vazios assistenciais”, ressalta diretor de Políticas e Gestão Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Danilo Borges Matias.

O Hospital São João de Deus, no município de Divinópolis, terá mais 20 leitos de UTI Adulto, reforçando o quadro de leitos credenciados já existentes: 10 leitos de UTI Adulto, dois leitos de UTI pediátrico e seis leitos de UTI neonatal.

Outro beneficiado é o Hospital das Clínicas de Uberlândia, que terá o credenciamento de mais sete leitos de UTI adulto. A unidade já contava com 30 leitos de UTI adulto, 15 leitos de UTI neonatal e nove leitos de UTI pediátrico.

.