Últimas Notícias

Montes Claros – PM prende suspeitos de manter em cativeiro animais da fauna silvestre e de maus tratos a animais em Montes Claros

No dia de ontem 07 de setembro, por volta das 09h30, na rua Firmino Gonçalves, bairro Vargem Grande II em Montes Claros, a Polícia Militar prendeu dois homens suspeitos de  manter em cativeiro animais da fauna silvestre e de maus tratos a animais.

Montes Claros - PM prende suspeitos de manter em cativeiro animais da fauna silvestre e de maus tratos a animais em Montes Claros
Montes Claros – PM prende suspeitos de manter em cativeiro animais da fauna silvestre e de maus tratos a animais em Montes Claros

.

.

Conforme denúncia de que no local acima citado estaria ocorrendo uma rinha de galo, a Polícia Militar realizou averiguações.

No local foi encontrado o autor T.A.M., 26 anos, que informou ser criador de galo, mas que não estaria praticando a rinha.

Foi franqueada a entrada na casa, sendo encontrados, presos em gaiolas distintas, duas aves da fauna silvestre, conhecidos como pássaro-preto.

Indagado o autor afirmou ser o proprietário das aves, e que não possui autorização do órgão ambiental para manter as aves em cativeiro.

Foi constatado que nos fundos da residência havia uma criação de galos, popularmente conhecido como “Galo Índio”, sendo estes mantido em viveiros separados.

Alguns dos animais encontram-se com as esporas mutiladas/serradas, e apresentando sinais de maus-tratos.

Também se encontrava na residência um segundo autor, R.W.B.F., 33 anos, que estava com um galo que tinha as esporas mutiladas e apresentando sangramento nas pernas.

Em um cômodo nos fundos do imóvel foi encontrado objeto similar a uma arena, comumente utilizado em rinha de galos.

Também foram encontrados artefatos como batoque, objeto similar a uma luva de box (utilizado nas pernas dos galos durante os treinos), biqueirão (utilizado no bico da ave), bolsa contendo medicamentos e seringas, os quais também são utilizados nas aves.

As aves silvestres juntamente com as respectivas gaiolas foram apreendidas e serão encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS/IEF, em Montes Claros.

Os autores foram presos em flagrante delito e entregues na delegacia de plantão.

.

.