A Air France vai dispensar cerca de mil trabalhadores em 2016, no âmbito do plano de reestruturação social da companhia aérea, disse nesse domingo (18) o presidente do Conselho de Administração do grupo Air France-KLM, Alexandre de Juniac.
.
.
O plano foi anunciado no início deste mês e de acordo com o gestor, “será lançado em 2016. Nesta primeira etapa as demissões devem ser feitas por acordo entre a empresa e os funcionários.
A expectativa, segundo Alexandre de Juniac, é de que, ao todo, nos próximos dois anos, 2,9 mil trabalhadores sejam demitidos da empresa.
O presidente da França, François Hollande, afirmou nesta segunda-feira (19) que as demissões previstas podem ser evitadas mediante o diálogo, ressaltando que o conflito social na compania aérea não reflete o estado do país.
.
.
Certos “observadores querem que exista sempre uma onda que esquenta e explode. Não! O conflito na Air France não resume o estado da França”, disse Hollande em declarações à emissora RTL.
Pouco antes da abertura de uma conferência social que reunirá sindicatos, empresários e governo em Paris, Hollande afirmou que não se deve fazer da Air France “um caso geral” e defendeu o diálogo para solucionar os conflitos que sempre existiram.
O anúncio de um plano de redução de efetivos pela companhia aérea francesa gerou a revolta dos funcionários. Durante uma manifestação de trabalhadores da empresa, em 5 de outubro, dois diretores foram agredidos e precisaram fugir da sede da companhia com as camisas rasgadas.
Da Agência Brasil e AFP
.