Últimas Notícias

Montes Claros – LIRAa mostra queda da infestação da dengue, mas cuidados devem continuar

Após o índice de 3,2% identificado na segunda edição do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no mês de março, a mais nova edição do estudo mostra percentual de 1,4.
 
Montes Claros - LIRAa mostra queda da infestação da dengue, mas cuidados devem continuar
Montes Claros – LIRAa mostra queda da infestação da dengue, mas cuidados devem continuar

.

.

Apesar da queda substancial identificada pela pesquisa, que equivale a dizer que foram encontrados criadouros em 14 de cada 1.000 imóveis visitados, o percentual de 1,4 ainda se encontra na faixa de médio risco pelos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde (a faixa de médio risco vai de 1 a 3,9%). O último estudo foi realizado entre 19 e 21 de outubro, com a visita dos técnicos do CCZ a 9.165 domicílios.

 
Os bairros onde os técnicos do CCZ encontraram maior porcentagem de focos foram: Bela Paisagem (8,51%), Jardim Panorama e Vila João Gordo (ambos com 7,14%), Funcionários (6,66) e Ibituruna I (6,55). E, mais uma vez, depósitos para armazenamento de água como tonéis, tambores e tinas foram os locais onde mais foram encontrados criadouros do mosquito (59,7% do total). 
.

.
Além das ações do CCZ, que englobam atividades educativas, visitas domiciliares e aplicação de inseticida, a população pode e deve contribuir para deter a proliferação do mosquito da dengue, com a limpeza periódica e vedamento de tambores e tanques; e a limpeza de calhas, lajes e piscinas, entre outras atitudes. Através de um telefone com discagem gratuita (0800 283 3330), a população ainda pode tirar dúvidas e realizar denúncias.
Ascom PMMOC
.