Últimas Notícias

Montes Claros – Tolerância zero com o Aedes Aegypti

Montes Claros – Tolerância zero com o Aedes Aegypti

Participantes da Força Tarefa receberão treinamento pelo Corpo de Bombeiros.

Montes Claros - Tolerância zero com o Aedes Aegypti
Montes Claros – Tolerância zero com o Aedes Aegypti.

.

.

Representantes de corporações governamentais, órgãos públicos e entidades da sociedade civil montes-clarense estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira (10), para a tomada de decisões a fim de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunva e da zica. As autoridades e lideranças que compõem a Força Tarefa “Tolerância Zero com o Mosquito – Montes Claros Contra o Aedes” atenderam ao chamamento da administração a fim de que sejam adotadas medidas preventivas e cotidianas, tendo em vista que o início do período chuvoso aumenta os riscos de proliferação das doenças. O Levantamento de Infestação Rápido (LIRA) aponta que em Montes Claros o índice de infestação está em 1,3%, aceitável pelo Ministério da Saúde. Apesar disso, já existem quatro casos suspeitos de microcefalia, condição neurológica em que a cabeça do recém-nascido é menor quando comparada ao padrão adequado, de acordo com o Ministério da Saúde.

O prefeito Ruy Muniz destacou a importância da criação da Força Tarefa e pediu empenho dos representantes da sociedade na luta contra o mosquito Aedes aegypti, por causa dos riscos que o inseto representa. Destacou que em Minas Gerais já existem 1.800 casos suspeitos de microcefalia e que a população de Montes Claros deve ser resguardada. “É uma luta diária e que deve envolver todos os segmentos da sociedade”, destacou o prefeito, ao afirmar que o município sancionou, na quarta-feira (09), a Lei Municipal de nº 4.182, dispondo sobre ações preventivas e permanentes contra a dengue. O documento determina obrigações que todos devem ter para evitar a proliferação do mosquito e prevê penalidades para “desobediência ou não observância das exigências”, que podem resultar na aplicação de multa no valor de R$ 500,00. “A intenção da lei não é multar, obviamente, mas conseguir que a população realmente se una, através de medidas preventivas”, explicou.

.

.

A Força Tarefa é coordenada pelo secretário de Defesa Social, Franklin de Paula Silveira. Tem representantes de todas as secretarias e órgãos municipais, Corpo de Bombeiros, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Grupo SOS Patroas, Gerência Regional de Saúde (GRS), Grupo de Mães de Montes Claros, dentre outras representações da sociedade. Na próxima terça-feira (15), os membros da Força Tarefa vão participar de treinamento denominado Sistema de Comando em Operações, a ser ministrado pelo Corpo de Bombeiros, para início efetivo das atividades. O treinamento será pela manhã e à tarde, nas dependências do Sest/Senat, no Bairro Independência.

A secretária municipal de Saúde, Ana Paula Nascimento, frisou a importância da reunião e disse que a pasta estará empenhada nas ações, principalmente através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e setor de Vigilância Sanitária. Enfatizou que é preciso a união de forças no combate ao mosquito e que a cidade receberá ajuda de R$ 848 mil, via Ministério da Saúde (MS), para serem investidos na contratação de agentes e na efetivação das metas traçadas para combate ao mosquito, na cidade e zona rural.

O secretário de Comunicação de Montes Claros, Hamilton Trindade, falou da importância da conscientização da sociedade, que deve agir com responsabilidade e solidariedade no combate ao mosquito Aedes aegypti. Disse que o setor de Comunicação estará empenhado junto à Força Tarefa para que as ações, preventivas, pontuais e enérgicas surtam efeitos positivos em prol da sociedade montes-clarense. ”É preciso criar espírito de corpo, emocional e afetivo, pois as futuras gerações estão em risco”, afirmou o secretário, referindo ao zica vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e que já traz ameaças à população.

.