Últimas Notícias

Anvisa aprova medicamento contra o câncer de pulmão e de pele

Para a circulação do remédio, ainda falta a definição do valor do remédio, processo que dura aproximadamente três meses.

Os imunoterápicos são medicamentos que agem ativando o sistema imunológico para combater a doença
Os imunoterápicos são medicamentos que agem ativando o sistema imunológico para combater a doença

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (4), a droga Opdivo, da farmacêutica Brisol, o primeiro remédio para tratar dois tipos de câncer: o de pulmão e o melanoma (de pele).

Os imunoterápicos são medicamentos que agem ativando o sistema imunológico para combater a doença. Estudos demonstram que esses remédio aumentam expressivamente a sobrevida e tem poucos efeitos colaterais em comparação com as terapias.

A provação do Opdivo é importante porque, entre os cânceres, o de pulmão é o que mais mata no mundo. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) 28.220 novos casos da doença no Brasil em 2016.

Para a circulação do medicamento falta apenas definir o preço, que é determinado pela Anvisa e deve demorar cerca de três meses.

Nos EUA, cada aplicação custa cerca de US$ 15 mil (R$ 55 mil). No Brasil, esse custo costuma decair em aproximadamente 40%.