Últimas Notícias

Tour da Tocha Olímpica chega a Minas Gerais neste sábado

 

O Tour da Tocha inicia sua jornada por Minas Gerais neste sábado (7/5), no município de Araguari, no Triângulo Mineiro, quatro dias após sair de Brasília (DF) e cruzar o estado de Goiás. O primeiro dia da caravana olímpica em território mineiro é curto e termina a 35 quilômetros de Araguari, em Uberlândia, cidade-polo da região.

Abaixo, conheça um pouco mais sobre estes dois municípios que terão a honra de recepcionar a Tocha Olímpica em solo mineiro. Conhecido em todo o país por ser terra fértil para os negócios, seja na indústria ou no agronegócio, o Triângulo Mineiro também se desponta pelo potencial turístico e cultural.

Indústria em evidência

O Triângulo Mineiro vive um momento único em sua história. Nos últimos anos, a região se consolidou como um dos principais polos de investimento e geração de emprego do estado e do país devido à combinação da localização geográfica privilegiada, sendo rota de ligação entre regiões, e excelente infraestrutura logística, que engloba o transporte rodoviário, aéreo, hidroviário e ferroviário.

Essas características são os pilares que têm impulsionado a economia local. Por conta delas, muitas indústrias têm aportado recursos para se instalar ou expandir a atuação na região, a exemplo das maiores empresas atacadistas do país. O ramo industrial, que tem a cidade de Uberlândia como um dos núcleos, é liderado pelos setores sulcroalcooleiro, extrativista mineral, têxtil, químico, biotecnologia, bioenergia, alimentício, moveleiro, tabaco e bebidas.

Prosperidade no campo

No agronegócio, por sua vez, o destaque fica por conta do complexo de soja e o cultivo de milho, feijão, cana-de-açúcar, frutas, hortifrutigranjeiros e café, além da peleteria (arte de preparar as peles com seu pelo), da suinocultura e da bovinocultura. Em Araguari, bem como em todo a região, o agronegócio de alto rendimento, baseado em novas tecnologias para o cultivo, dita o rumo da produção, com ênfase para a cafeicultura irrigada.

Vocação para os negócios

Com vocação natural para o turismo de negócios, a região recebe eventos grandiosos, como a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé), em Araguari. Uberlândia conta com um dos mais modernos centros de convenções do país e também oferece vários outros espaços, a exemplo de auditórios, casas de shows e clubes, bem como ampla infraestrutura hoteleira, eficiência em serviços, excelência em gastronomia, entretenimento e compras.

Foi justamente a excelente infraestrutura de Uberlândia que atraiu a delegação da Sérvia (atletismo) e os comitês da Bélgica (olímpico) e da Irlanda (olímpico e paralímpico) que vão se preparar nos centros de treinamento credenciados na cidade pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O Parque do Sabiá, com oito campos de futebol, arena multiuso, estádio e duas piscinas, é um deles.

Turismo ecológico e náutico

Zoológico, aquário, lagos e bosque natural também integram o complexo do Parque do Sabiá e são concorridas opções de lazer. Em Uberlândia está localizado o parque Victorio Siquierolli e as cachoeiras do Sucupira e dos Namorados, que oferecem um espetáculo visual de beleza ímpar. Já em Araguari existem mais de 100 quedas d’água e reservas ecológicas intactas, como o bosque John Kennedy, uma das maiores floretas urbanas do país.

As represas são um capítulo à parte e atraem milhares de turistas todos os anos. Extensas, elas possibilitam a prática da pesca e de esportes náuticos em várias cidades da região. A Represa de Miranda, em Uberlândia, tem extensão de 50 quilômetros quadrados e suas margens são ocupadas por clubes de lazer. Em Araguari e proximidades ainda existem inúmeras opções de lazer nos lagos das hidrelétricas que cercam o município.

Complexo turístico-cultural

A vida cultural encontrada na região é viva, intensa e diversificada, com destaque para os diversos museus que compõem a paisagem das cidades. Dentre eles está o Museu Ferroviário de Araguari, que abriga um acervo de mais de mil peças que resgatam a história da Estrada de Ferro Goiás e da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Em Uberlândia, a quantidade de museus impressiona. Em um deles, o Museu de Biodiversidade do Cerrado, o visitante poderá conferir o herbário, imensa coleção de plantas do cerrado brasileiro que tem servido de base para estudos. A cidade ainda possui o Museu do Índio (único museu etnográfico de Minas Gerais), entre outros espaços dedicados à preservação da história natural, mineralogia, paleontologia e artes sacras.

Cenário artístico

Em Uberlândia, além da cena musical, representada pelo Festival de Música Popular Brasileira, destaca-se o teatro. Na cidade está edificado o Teatro Municipal, projetado por Niemeyer, que apresenta peças de estilos variados. Uberlândia também é a terra natal de um dos maiores atores do país, Grande Otelo (1915-1993). Sebastião Prata, que se tornaria internacionalmente aplaudido como Grande Otelo, é um dos maiores expoentes da cultura uberlandense.

Núcleo de Articulação Minas 2016

A ação integra o trabalho do Núcleo de Articulação Minas 2016, criado em 15 de abril de 2015 pelo governador Fernando Pimentel com o objetivo de realizar as medidas necessárias para sediar os eventos associados aos Jogos Rio 2016. Coordenado pelo secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva, o Núcleo congrega ao todo 16 secretarias e órgãos da administração estadual, que planejam e executam ações conjuntas com vistas a aumentar a eficiência das medidas e economizar recursos.