Últimas Notícias
MG - Passeio de Maria Fumaça marca passagem da Tocha por São João del-Rei e Tiradentes
MG - Passeio de Maria Fumaça marca passagem da Tocha por São João del-Rei e Tiradentes

MG – Passeio de Maria Fumaça marca passagem da Tocha por São João del-Rei e Tiradentes

Revezamento olímpico passou neste domingo (15/5) pelas cidades históricas. Barbacena e Juiz de Fora são os próximos destinos.

MG - Passeio de Maria Fumaça marca passagem da Tocha por São João del-Rei e Tiradentes
MG – Passeio de Maria Fumaça marca passagem da Tocha por São João del-Rei e Tiradentes
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO!!!

A população de São João del-Rei acordou cedo neste domingo (15/05/2016). Milhares de pessoas lotaram as ruas da cidade para acompanhar a passagem da Tocha Olímpica Rio 2016 em seu  nono dia de tour por Minas Gerais.

Nos principais pontos turísticos, manifestações artísticas e culturais saudavam a passagem da chama, símbolo do esporte. Em seu trajeto, a chama olímpica passou pelas igrejas de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e de São Francisco, além da Basílica do Pilar.

Durante a passagem do revezamento pelo centro histórico, a Tocha Olímpica foi saudada pela virada dos sinos. Em seguida, a chama partiu para a Estação Ferroviária de onde seguiu para Tiradentes na tradicional Maria Fumaça.

O trem – remanescente da linha inaugurada em 1881 por Dom Pedro II, a Estrada de Ferro Oeste de Minas – foi um importante corredor logístico para o transporte da produção agrícola e industrial do país. Atualmente, a Maria Fumaça é uma atração turística da região.  O complexo ferroviário é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Vocação gastronômica

Bastante movimentados em dias normais, os restaurantes de Tiradentes encontraram uma motivação a mais para a passagem da Tocha Olímpica pela cidade. A chef de cozinha Cíntia Dellalibera aproveitou a oportunidade para criar pratos novos para seus clientes.

Inspirada nas cores da bandeira do Brasil, ela criou o suco olímpico – que reúne maracujá, abacaxi e hortelã – e o omelete olímpico – uma combinação de ovos e salada. A tapioca de banana da terra com canela é outro prato elaborado para a passagem do símbolo olímpico por Tiradentes. “A tapioca é uma iguaria que só existe no Brasil, então nada melhor que oferece-la durante a passagem da chama olímpica”, contou.

O objetivo da inovação no cardápio foi homenagear o momento histórico para a cidade. “Queremos reverenciar a passagem de um símbolo tão importante do esporte por Tiradentes. Por isso, os pratos especiais serão servidos neste domingo”, afirmou.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO!!!

Núcleo de Articulação Minas 2016

A ação integra o trabalho do Núcleo de Articulação Minas 2016, criado em 15 de abril de 2015 pelo governador Fernando Pimentel com o objetivo de realizar as medidas necessárias para sediar os eventos associados aos Jogos Rio 2016. Coordenado pelo secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva, o Núcleo congrega ao todo 16 secretarias e órgãos da administração estadual, que planejam e executam ações conjuntas com vistas a aumentar a eficiência das medidas e economizar recursos.

Acompanhe o Tour pelas redes sociais, via Facebook da Secretaria de Esportes e Twitter da Rio 2016.

Mais informações estão disponíveis em minas2016.mg.gov.br e www.rio2016.com.