Últimas Notícias

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

CASO BENÉ

O anúncio na imprensa nacional de que o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, em delação premiada feita à Procuradoria-Geral da República, afirmou ter repassado propina de R$ 10 milhões ao governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), vem sendo visto no plano nacional por um ângulo e no plano estadual e regional por outro. Neste primeiro momento, a denúncia apresentada e que consta da Operação Acrônimo, traz informação apenas do período em que Pimentel esteve à frente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Não podemos esquecer que quando Bené foi levado pela primeira vez à Polícia Federal ele teria saído de Minas Gerais com destino a Brasília-DF, quando foi encontrado dinheiro suspeito em aeronave de sua propriedade. Por coincidência, no dia que foi pego pela Polícia, era noite de 7 de outubro de 2014, apenas dois dias após as eleições.

LINHA DE INVESTIGAÇÃO

O mundo da política de Minas Gerais, inclusive no Norte do Estado, aguarda com ansiedade a homologação da delação premiada do empresário ligado ao PT, Benedito Rodrigues. Bené, como é conhecido, participou diretamente das eleições em 2014 em Minas Gerais e foi visto em vários municípios do Estado, inclusive Montes Claros. Pelo menos até onde temos conhecimento, este assunto sempre teve em voga, mas não teria sido priorizado nas investigações. Agora, tudo indica que os responsáveis pelas investigações vão esclarecer este ponto que continua escuro e cheio de interrogações. É preciso esclarecer a extensão de sua atuação na política do Estado.

ENCONTRO COM MP E PF

O prefeito em exercício de Montes Claros, José Vicente de Medeiros, agendou e compareceu na tarde desta segunda-feira (23), na sede do Ministério Público Federal, com a justificativa de estreitar o relacionamento. A reunião contou com a presença não só dos promotores federais, mais também do delegado da Polícia Federal, Marcelo Freitas. Conforme apurou a coluna, Zé Vicente saiu do encontro convencido de que deve ficar por mais tempo à frente do executivo municipal, conforme comentário feito posteriormente junto a companheiros.

PELOTÃO DO JK

Vale o registro do trabalho eficiente que vem sendo realizado pelo tenente Willian, responsável pelo Pelotão do JK. Além do trabalho repressivo em toda aquela área, que abrange inclusive a região do Village do Lago, o envolvimento da corporação com a comunidade tem sido também uma das tônicas para diminuir os índices de ocorrências. No último sábado, por exemplo (21), aconteceu na Escola João Valle Maurício, no Village, bazar beneficente com a colaboração da Patrulha Escolar da 209 CIA/50 BPM, Consep, professores e diretores do Educandário.

GIL PEREIRA

O deputado estadual Gil Pereira (PP), presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, esteve entre os dias 12 e 22 deste mês em missão na cidade chinesa de Yixing, para conhecer de perto as indústrias de equipamentos de energia renováveis, principalmente fábricas de células e painéis solares. O parlamentar aproveitou para expor a potencialidade do Estado, e em especial o Norte de Minas, onde Gil também mostrou às autoridades empresariais a viabilidade da implantação de fábricas do setor, especialmente no Norte de Minas.

HOSPITAL DO TRAUMA

Atendendo a solicitação do presidente deputado Arlen Santiago e do deputado Carlos Pimenta, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas realiza às 15 horas de hoje, no Plenarinho IV, debate em relação ao andamento das obras de construção dos hospitais regionais em todo o Estado e às demandas e dificuldades dos hospitais federais em Minas Gerais. Montes Claros está sendo representada pelo presidente da Câmara, Marcos Nem e os vereadores Fernando Anjo do Futuro e Edwan do Detran. Mesmo não tendo bola de cristal, é possível prever que, se depender do atual momento vivido pelo governo do Estado não teremos uma solução tão sedo.

MAÇONARIA

Sucesso total as duas partidas internacionais de vôlei realizadas em Montes Claros, no sábado e na segunda-feira, entre a Seleção Brasileira e a Eslovênia. Nas duas oportunidades, o estacionamento foi entregue a uma entidade. Na segunda, a prefeitura cedeu o espaço para as lojas maçônicas Estrela de Montes Claros e Deus União e Trabalho. A portaria foi coordenada pelo companheiro jornalista, Girleno Alencar.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier