Últimas Notícias

Montes Claros – Sorteio do Minha Casa Minha Vida leva milhares ao Ginásio Poliesportivo

O Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves recebeu, na manhã desta terça-feira, 24, mais um sorteio do Programa Minha Casa Minha Vida em Montes Claros. Milhares de pessoas compareceram ao ginásio, onde foi promovido o sorteio de 500 imóveis, distribuídos pelos bairros Village do Lago (Residencial Monte Sião IV), Vila Castelo Branco (Residencial Rio do Cedro) e Distrito Industrial (Residencial Vitória II).

Montes Claros - Sorteio do Minha Casa Minha Vida leva milhares ao Ginásio Poliesportivo
Montes Claros – Sorteio do Minha Casa Minha Vida leva milhares ao Ginásio Poliesportivo

 

A escolha dos 500 contemplados, selecionados entre os 14.630 candidatos habilitados a participar do concurso, foi realizada através de um software desenvolvido pela própria Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Gestão de Energia. Segundo Agnaldo Ferreira Andrade, diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria, o software gera um algoritmo para cada candidato, e depois promove, de forma randômica, sem nenhum tipo de interferência humana, a seleção dos candidatos, respeitando as cotas do programa, que incluem uma reserva de 3% dos imóveis para os idosos e 5% para os deficientes. Agnaldo explica que o funcionamento do software foi apresentado para o Ministério Público, Polícia Federal e Conselho Municipal de Habitação, recebendo a aprovação de todos esses órgãos.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO!!!

A diretora de Habitação Popular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Selma Meireles, explica que os contemplados pelo sorteio deverão, o mais rapidamente possível, comparecer à Secretaria de Desenvolvimento Social, para pegar a lista dos documentos que devem ser apresentados. Após a apresentação de toda a documentação requerida, os sorteados ainda receberão uma visita de técnicos da Secretaria, para averiguar a veracidade das informações apresentadas.

Ramone de Andrade, supervisor de Habitação da Caixa Econômica no Norte de Minas, acompanhou todo o sorteio. Ele explica que, desde o ano de 2011, já foram entregues em Montes Claros mais de 3 mil imóveis do Minha Casa Minha Vida, divididos entre os residenciais Vitória, Minas Gerais, Monte Sião, Recanto das Águas, Nova Suíça e Santos Dumont.

Ana Maria Resende, secretária municipal de Desenvolvimento Social, falou sobre a importância da casa própria para todas as famílias: “até os passarinhos, ao saber que vão ter filhotes, preparam um ninho. A casa própria é a oportunidade de plantar segurança e amor para nossos filhos”.

O prefeito em exercício de Montes Claros, José Vicente Medeiros, destacou o importante papel desempenhado pelo Minha Casa Minha Vida para realizar o sonho da casa própria para a parcela mais carente da população. “Hoje é dia de agradecer a Deus por tudo, e vamos em frente porque Deus está com a gente”, disse.

EMOÇÃO – Entre os contemplados pelo sorteio, a emoção rolou solta. Presente ao Ginásio, Rejane Ferreira Rocha ficou radiante ao ouvir seu nome ser anunciado pelo auto-falante. Cega de um olho, Rejane mora de favor em uma casa de três cômodos no bairro Jardim Palmeiras, juntamente com o esposo e seis filhos. “É emoção demais, tem anos que eu estou esperando. É mais conforto, mais espaço. Meu sonho é melhorar a vida de meus filhos”, declarou.

A desempregada Luciene de Almeida Cruz foi às lágrimas ao descobrir que havia sido sorteada. Ela, que estava acompanhada da irmã, Maria Ivonete, e do filho de 2 anos, afirmou que sempre acreditou que um dia seria contemplada pelo programa. “É muita emoção, minha vida vai mudar muito. Eu tendo minha casa, o resto eu corro atrás”, disse Luciene, atualmente paga aluguel.

A dona de casa Edna Joseli mora no bairro São Geraldo II com o companheiro, Deosac Pereira dos Santos. A alegria não coube dentro do peito quando viu o seu nome aparecer no telão utilizado para o sorteio. “Moramos de favor há mais de dez anos e agora teremos nossa liberdade. Uma casa vai abençoar de vez a nossa união”, explica.

Isabel Santos criou os quatro filhos em uma casa alugada no bairro Independência. Hoje, com os filhos já criados e morando sozinha, ela viu a sua esperança renovada. Quando foi sorteada, a alegria tomou conta do semblante da dona de casa, que já nem acreditava mais que teria uma casa própria. “Eu criei todos os meus filhos na raça, morando de aluguel. Agora esta nova casa será só para descansar e curtir”, conta sorridente.