Últimas Notícias

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

CASO CORBY
No dia 27 de maio de 2013, o empresário Marcus Vinicius Crispim, conhecido como Corby, foi preso pela Polícia Federal acusado de fraude em licitações em diversos municípios da região. No dia 7 de janeiro de 2014, ele foi condenado a 12 anos de prisão em regime fechado. Em novembro de 2014, Corby homologou delação premiada e, como parte do acordo, ele devolveu bens estimados em torno de R$ 10 milhões. Estamos revivendo o assunto, apenas para lembrar que quando da delação premiada, a Polícia Federal havia dito que o interesse principal era buscar informações em relação ao núcleo político, ou seja, autoridades que teriam se envolvido com os ilícitos praticados pelo empresário. Hoje, depois de quase três anos da operação, até agora não se fala no assunto e se realmente ele teria apresentado o nome dos políticos envolvidos. Evidentemente que a sociedade suspeita inclusive de parlamentares. A menos que o processo caminhe em segredo de Justiça, seria interessante que as dúvidas fossem esclarecidas, para quem ninguém seja condenado antecipadamente. Aliás, o empresário que deixou a prisão em face do acordo de delação premiada continua tranquilo na cidade de Januária, inclusive investindo na área empresarial.

IMPEACHMENT EM BERIZAL
Informação que chega à coluna dá conta de que o prefeito de Berizal, Valdeni Meireles dos Santos (PR), também conhecido como Totone, está sendo alvo de processo de impeachment na Câmara Municipal. A denúncia foi apresentada por cidadão do município que acusa o chefe do executivo de possível fraude no processo de contratação de médico. Durante reunião ocorrida no último dia 27 de maio, a denúncia foi acolhida por unanimidade. Na mesma sessão, foi sorteada a comissão processante composta por três vereadores, que imediatamente foi empossada. A Câmara terá o prazo de 90 dias para decidir se o prefeito será ou não cassado.

PDT E AS ELEIÇÕES
Integrante da cúpula do PDT de Montes Claros informou à coluna de que a agremiação poderá apresentar candidatura própria na disputa majoritária. Informou que o assunto vem tomando corpo. Vale salientar que até onde a coluna tem conhecimento, no quadro da agremiação só teria o nome do deputado estadual Carlos Pimenta para fazer frente aos outros concorrentes.

CHAPA COMPLETA
O PMDB de Montes Claros definiu que nas eleições de outubro a agremiação não pretende coligar na proporcional. Durante reunião realizada na última quinta-feira (02), foi apresentada chapa completa de candidatos a vereador, ficando definido que de agora até as eleições, o grupo reunirá semanalmente. Quando do início da reunião, o presidente da agremiação, deputado estadual Tadeu Martins Leite, deixou bem claro de que não se discutiria eleição na majoritária. Aliás, este assunto será conduzido pessoalmente pelo dirigente local da agremiação.

OSMANI BARBOSA
Na noite de quinta-feira, estive conversado com o dirigente Rural, Osmani Barbosa Neto, e este confirmou de fato que adiou o projeto de enfrentar as urnas. Deixou claro que grupo composto por dirigentes de entidades de classe, a exemplo do Sindicato Rural, Sociedade Rural, ACI, Fiemg Regional Norte e outros continuam com o propósito de caminharem junto em torno de uma candidatura em Montes Claros. Aliás, vale lembrar que reforçando seu posicionamento, Osmaninho não se licenciou da função de presidente da Sociedade Rural, conforme determina a lei para os que enfrentarão as urnas.

PALIMONTES
Mesmo em pleno período de crise nacional o grupo genuinamente montes-clarense, Palimontes, anunciou ainda para este ano, ou no mais tardar no início do próximo ano, a inauguração de uma nova loja. Desta vez trata-se de um atacarejo para atender toda região. A área escolhida fica atrás da Escola Gonçalves Chaves, em frente ao Campus São Norberto da Funorte. Para se ter ideia, o prédio terá entrada pela Coronel Joaquim Costa e pela rua São Francisco.

SERÁ COINCIDÊNCIA?
Resguardada as devidas proporções quando ocorreu a prisão do prefeito de Montes Claros Ruy Muniz imediatamente remeti o meu pensamento ao caso do ex-prefeito de Janaúba, Ivonei Abade Brito, que no dia 20 de setembro de 2011 foi preso pela Polícia Federal acusado de envolvimento com fraude em legitimação de terras na região de Taiobeiras e Rio Pardo de Minas. O interessante é que Ivonei assumiu a direção do Instituto de Terras de Minas Gerais (ITER-MG) em 2011 e o caso era investigado desde 2007. O fato é que, até onde tenho conhecimento, até hoje não provaram o envolvimento de Ivonei. O resultado é que, naquela época, Abade era considerado um nome imbatível na eleição do ano seguinte (2011), e acabou sendo prejudicado, sem contar os prejuízos morais.

Por Aldeci Xabier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier