FENICS 2019 - ACI

Inicio » Mais Seções » Saúde » Saúde – Gene que deixa bactérias imbatíveis é encontrado no Brasil

Saúde – Gene que deixa bactérias imbatíveis é encontrado no Brasil

Saúde – Gene que deixa bactérias imbatíveis é encontrado no Brasil

Pela primeira vez no Brasil, o tão temido gene mcr-1 em cepas da bactéria Escherichia coli isoladas de animais de produção, foi detectado. Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), responsáveis pela identificação, reportaram o primeiro caso de infecção humana no Brasil, ocorrido em um hospital de alta complexidade em Natal, no Rio Grande do Norte.

Saúde - Gene que deixa bactérias imbatíveis é encontrado no Brasil
Saúde – Gene que deixa bactérias imbatíveis é encontrado no Brasil

 

O gene é perigoso porque deixa as bactérias resistentes à classe de antibióticos mais poderosa do mundo, usada justamente contra infecções por bactérias multirresistentes.

Segundo “O Globo”,  a aparição desse gene no país leva ao risco de enfrentarmos uma situação similar ao que foi a era pré-antibiótica, quando doenças comuns, como uma infecção urinária ou um ferimento profundo na pele, levavam facilmente a óbito. A cepa da bactéria é resistente à Colistina, ou polimixina E, um dos mais poderosos antibióticos, considerado o último recurso no tratamento de infecções produzidas por bactérias multirresistentes.

No mês de maio, o gene foi identificado em cepas de E. coli nos Estados Unidos,  Europa, Ásia e África. Uma das maiores preocupações das agências de saúde é que o gene é facilmente transferível entre espécies bacterianas. Estudos já identificaram o mcr-1 em cepas de bactérias clinicamente importantes, como Escherichia coli, Salmonella spp. e Klebsiella pneumoniae.

Ainda segundo a publicação, no Brasil, no início de 2016, um grupo de pesquisa identificou pela primeira vez a presença do gene mcr-1 em animais de produção das regiões Sudeste e Sul, o que deve ser considerado uma urgência epidemiológica e um alerta para as implicações no agronegócio, visto que o país é um grande produtor e exportador de produtos de origem animal.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *