Últimas Notícias

Motor – Teste de impacto lateral rebaixa a nota do Fiat Palio

Motor – Teste de impacto lateral rebaixa a nota do Fiat Palio

A segunda geração do Fiat Palio havia se saído bem na penúltima vez que foi submetido a crash test pelo Latin NCAP, instituto independente voltado para a segurança veicular: ganhou quatro estrelas na proteção para ocupantes adultos e três na para crianças.

Motor - Teste de impacto lateral rebaixa a nota do Fiat Palio
Motor – Teste de impacto lateral rebaixa a nota do Fiat Palio

 

Uma nova avaliação realizada neste mês, contudo, rebaixou a primeira nota para apenas uma estrela, e manteve a segunda em três estrelas. Isso aconteceu porque, até este ano, o órgão fazia apenas testes de impacto frontal, e, agora, os critérios são mais rígidos e incluem o teste de impacto lateral.

O teste realizado neste mês considerou a proteção para o tronco do motorista “pobre”, o que indica risco de lesões graves caso ocorra uma batida na lateral do veículo. O Latin NCAP atribui esse resultado à ausência de airbags laterais (são opcionais no Palio e não equipavam o veículo avaliado) e do tipo cortina, e também tirou pontos devido ao modelo não oferecer controle eletrônico de estabilidade. Porém, o instituto elogiou a estrutura, considerada estável, e a presença de pré-tensionadores e de aviso de não-afivelamento dos cintos de segurança.

Comparação

Em junho, o Peugeot 208 foi o primeiro veículo submetido ao teste de impacto lateral pelo Latin NCAP. Apesar de ter recebido duas estrelas na proteção para adultos e três na para crianças, o instituto considerou o Palio mais seguro, pois, nele, houve menor intrusão na cabine, devido à presença de barras nas portas, que o 208 não tem.