Handebol Montes Claros na Liga Nacional Feminina
Caçula da Liga Feminina, Montes Claros estreia contra grandes potências do Handebol nacional. Conferência Sul, Sudeste e Centro-Oeste tem nomes como Metodista, Pinheiros, Concórdia e Blumenau.
Montes Claros participa pela primeira vez da principal divisão do Handebol Feminino, a Liga Nacional. Criada em 1997 pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), a competição começou com a participação de seis equipes, mas nesta edição conta com 12 times divididos em três conferências: Sul/Sudeste/Centro; Norte, e Nordeste.
A Conferência Sul/Sudeste/Centro tem cinco participantes: Handebol Montes Claros; UNC/Concórdia/SC; São Bernardo/ADC-Metodista/SP; Abluhand/FURB/FMD-Blumenal/SC e Esporte Clube Pinheiros/SP.
A Liga começou no último dia 1º de setembro e termina em 18 de dezembro. O Metodista/SP é a equipe favorita a mais um título. A equipe paulista é a atual bicampeã, e já levantou o troféu em nove edições, sendo a maior vencedora da competição. Junto com Concórdia/SC, esteve nas quatro últimas finais da Liga Nacional Feminina. Levou três títulos e ficou com um vice, em 2013.
Estreia em casa
Caçula na Liga Nacional, o Handebol Montes Claros tem a responsabilidade de representar Minas Gerais na competição feminina. Na sua estreia nesta quinta-feira, 15, jogando em casa, no Ginásio Ana Lopes, no Morada do Parque, às 19h, espera contar com o apoio da torcida para lotar o Ginásio, já que a disputa será contra uma das grandes potências do Handebol, o time de Abluhand/Furb/FMD Blumenau/SC, cinco vezes vice-campeã da Liga Nacional entre 2007 e 2012. A entrada é gratuita.
A equipe de Blumenau desembarca no aeroporto Mário Ribeiro na noite desta quarta-feira. O time vem de uma derrota, no último dia 03, para as atuais campeãs da Liga, a forte equipe de São Bernardo/Metodista/SP, pelo placar de 28 a 24. Já na estreia, dia 1º, contra o time de Pinheiros/SP, as meninas de Blumenau venceram com certa folga por 30 a 22.
“Estamos na conferência mais forte, com nada menos que as atuais campeãs e vice das últimas quatro edições da Liga Nacional, Metodista e Concórdia. Ainda, temos equipes tradicionais como Pinheiros e o time Blumenau, este último já foi vice em cinco oportunidades da Liga Nacional. A nossa tarefa não será fácil. Mas, estamos confiantes que iremos fazer bons jogos, principalmente, diante da nossa torcida que é apaixonada e muito presente, sempre nos dando força. Esperamos lotar o Ginásio Ana Lopes nesta quinta contra o Blumenau”, destacou a técnica Francis Almeida.
Segunda partida em casa
No sábado, às 16h, contra o Concórdia/SC, Montes Claros também quer mostrar um bom nível de jogo. O time de Santa Catarina foi vice-campeão da Liga Feminina em 2012 e Campeão em 2013. Ainda, vice, nas duas últimas edições 2014 e 2015. O jogo será no Ginásio Ana Lopes, em Montes Claros.
O terceiro desafio do Handebol Montes Claros, será dia 06 de outubro, contra o tradicional Esporte Clube Pinheiros/SP, em São Paulo, às 20h, no Ginásio Henrique Vilaboim.
E o último jogo da primeira fase será contra o Metodista/SP, no dia 08 de outubro, também em São Paulo. A equipe mandante tem em seu currículo 09 títulos nacionais e foi a final das quatro últimas edições da Liga Nacional. Venceu três e perdeu apenas uma final para o Concórdia/SC.
Returno
De volta a Montes Claros, pelo returno da competição, receberá às 19h, do dia 20 de outubro, o São Bernardo/ADC Metodista, no Ginásio Ana Lopes. E no dia 22, receberá o Esporte Clube Pinheiros, às 16h, também em casa.
No dia 27 de outubro, viaja para Santa Catarina, onde enfrentará a equipe da Concórdia, às 20h, no Ginásio da Universidade do Contestado. E no dia 29, vai encarar o time do Abluhand/FURB/FMD Blumenal/SC, às 17h, no SESI – Centro Esportivo Bernardo Werner, em Blumenau.
As quartas-de-final começam no mês de novembro, as semifinais nos dias 15 e 16 de dezembro e as disputas do terceiro e quarto lugares, bem como a grande final, serão realizadas no dia 18 de dezembro.
Títulos MOC
O Handebol Montes Claros é o atual campeão Mineiro Adulto Feminino e bicampeão da categoria; conquistou o 3º lugar na Copa do Brasil de Handebol Feminino Adulto 2016 em Manaus/AM; 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Clubes Adulto Feminino 2015; Octacampeã dos Jogos de Minas (JIMI) – Feminino; Tricampeã Brasileira de Handebol de Areia – Adulto; Campeão do Mineiro Infantil Feminino e Campeã do Mineiro Junior – Feminino.
Por Wesley Gonçalves