Últimas Notícias

Montes Claros – Seminário de apicultura em Montes Claros

Montes Claros – Seminário de apicultura em Montes Claros

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do 13º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, evento que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizará no próximo dia 06 de outubro, no auditório da Sociedade Rural de Montes Claros (Parque de Exposições João Alencar Athayde). As inscrições são gratuitas.

Montes Claros - Seminário de apicultura em Montes Claros
Montes Claros – Seminário de apicultura em Montes Claros

 

Durante o encontro, cujo público esperado é de mais de 400 participantes, serão discutidas as potencialidades da apicultura no semiárido norte-mineiro, a organização da cadeia produtiva e a diversidade dos méis produzidos, com destaque para o mel de melato de aroeira, um típico produto da mata seca no norte de Minas que é produzido durante 45 dias do período seco e possui ricas propriedades medicinais.Ainda no evento, serão apresentadas experiências exitosas do setor apícola de outras regiões do Brasil e também palestras sobre manejo dos apiários.

PÚBLICO

O público alvo do 13º Seminário de Apicultura do Norte de Minas são apicultores, produtores rurais e fornecedores de equipamentos, estudantes, técnicos, professores, universitários, agentes financeiros e entidades públicas e privadas. As inscrições poderão ser feitas antecipadamente pelos telefones (38) 2104-7832, (38) 2104-7831 ou, ainda, no dia e local do evento.

Para o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues, a realização da 13ª edição do seminário, acompanhada de mais uma ação de capacitação técnica e gerencial dos apicultores mineiros, vem ao encontro das propostas de desenvolvimento sustentável regional que a Companhia desenvolve no Vale do São Francisco.

DIVERSIDADE
De acordo com relatório técnico da Codevasf, a rica diversidade de floradas e a atuação da Companhia neste arranjo produtivo, em parceria com instituições de fomento, permitiram o expressivo desenvolvimento da apicultura no Vale do Rio São Francisco em Minas Gerais.

Em 2006, a atividade apícola no Norte mineiro contava com apenas 651 produtores; hoje, o número já atinge 1.429, os quais produzem 730 toneladas de mel por ano, proporcionando uma renda de R$ 7,3 milhões a famílias de pequenos produtores rurais.