POS ON-LINE PUC MINAS

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

ELEIÇÃO CONTINUA EM 55 CIDADES

Das 92 cidades do país com mais de 200 mil eleitores, 55 terão segundo turno para prefeito, entre elas, 18 capitais. Em Minas Gerais, o segundo turno será realizado em Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Uberaba e Governador Valadares. Em são Paulo, 14 cidades continuam em campanha, e no Rio de Janeiro, 06 cidades.

PARTIDOS NOVATOS

Entre os cinco partidos que participaram pela primeira de uma eleição municipal, quatro elegeram 121 prefeitos já no primeiro turno, o que corresponde a cerca de 2%. O Solidariedade foi a legenda novata com resultados mais expressivos, com 61 candidatos eleitos no primeiro turno. O Pros vem na sequência, com 52 prefeituras conquistadas. Ambos os partidos foram criados em 2013 e participaram das eleições de 2014. A Rede Sustentabilidade lançou 154 candidatos a prefeito e elegeu apenas cinco em sua primeira eleição. O PMB elegeu três prefeitos e o Partido Novo, não elegeu nenhum.

O GRANDE PERDEDOR

Pelos números revelados na apuração dos votos, o Partido dos Trabalhadores (PT) sofreu a maior derrota desde que assumiu o comando do país, em 2003, com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República. O PT é o 10º partido no ranking de prefeitos eleitos, perdendo em 374 cidades onde é situação.  Nas grandes cidades, o partido concorreu na majoritária em 55 municípios com mais de 200 eleitores e venceu em apenas um (Rio Branco/Acre) no primeiro turno e sete foram para o 2º turno. O espólio do PT foi dividido entre o PSDB, PSD, PP, PDT, PR, DEM e PTB, sendo que o PSDB teve a maior ascensão, vencendo em 791 municípios, 105 a mais que em 2012.

O GRANDE VENCEDOR

Não resta dúvida de que a vitória de João Doria (PSDB) como prefeito de São Paulo já no primeiro turno levantou a bola do partido, pavimentando o caminho para a concorrer à presidência da República, em 2018. Os tucanos venceram nas capitais e nas cidades com mais de 200 mil eleitores, que concentram quase 38% da população do país, número que pode aumentar no segundo turno, colocando o PSDB como o grande vencedor do pleito esse ano.

PARTICIPAÇÃO FEMININA NAS ELEIÇÕES

Mesmo com a Lei Eleitoral garantindo um mínimo de 30% das vagas para o candidato do mesmo gênero, a participação feminina nas eleições ainda está longe do desejado. Teresa Surita (PMDB), ex-mulher do senador Romero Jucá, foi a única candidata nas capitais a ser eleita no primeiro turno. Ela concorreu à reeleição para a prefeitura de Boa Vista e, em 2012, também foi a única ser eleita no primeiro turno. Em todo país, apenas 52 municípios tiveram somente mulheres como candidatas à prefeitura. Ao todo, 2.105 mulheres concorreram a uma vaga como prefeita e 2.988 a vice-prefeita. Foram 158.453 candidatas ao legislativo municipal, o que corresponde a 33% dos candidatos inscritos.

NEM COM LULA

Reduto de votos do Partido dos Trabalhadores (PT), nem mesmo a influência do ex-presidente Lula, que participou pessoalmente das campanhas a prefeito nas maiores cidades do Nordeste, foi atrativo para o eleitor voltar a votar nos candidatos do partido.  Das cinco maiores cidades da região onde lançou candidato, o PT só vai a segundo turno em uma.

515 ANOS DO RIO SÃO FRANCISCO

Um dos principais cursos d’água da América do Sul, o rio São Francisco comemora nesta semana 515 anos. O Velho Chico, também chama do de Rio da Integração Nacional, está sofrendo com a redução do volume de suas águas e com desmatamento em seu entorno e clamando por revitalização. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vem realizando diversas ações para recuperar 205 microbacias hidrográficas localizadas em 162 municípios de Minas Gerais, estado onde está situada a nascente do rio, mas é preciso que toda a sociedade se una em torno desse grande patrimônio natural do país.

Por Jerusia Arruda

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília
Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília