SMART FIT - MONTES CLAROS

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

DESMENTINDO NOTÍCIA

Setor da imprensa divulgou informação de que a prefeitura teria decidido reduzir o ano letivo nas escolas municipais de 220 para 200 dias e, ainda, antecipar o fim do projeto de contraturno escolar. Ontem mesmo a secretária de Educação, Suely Nobre, divulgou para imprensa um desmentido, comunicando que não haverá redução do calendário escolar aprovado para o ano letivo de 2016 para todas as escolas da rede municipal de ensino de Montes Claros. Citou que a redução implicaria em prejuízos pedagógicos para os alunos. Lembrou que as aulas continuam com o encerramento previsto no calendário, que é 16 de dezembro, com o período de recuperação acontecendo de 19 a 21/12/06, com o ano escolar encerrando, desta forma, no dia 22 de dezembro.

ONDE ESTÁ A VERDADE

Na prática, o que houve de fato foi uma consulta feita pela Secretaria de Administração a Secretaria de Educação sobre o assunto, já que o executivo, diante das dificuldades financeiras, vem tentando em todos setores, estudando a possibilidade de redução de despesas. De mais a mais, os recursos do setor de educação é a chamada “verba carimbada” e não pode ser aplicado em outro setor. Certamente, o desconhecimento de causa tenha levado a precipitação na divulgação da notícia sem ouvir as partes envolvidas.

SAÍDA DE SECRETÁRIO

Não temos nenhuma dúvida de que deliberadamente fatos restritos à cúpula da prefeitura de Montes Claros vem vazando para a imprensa, o que tem criado um clima de desavença dentro do próprio grupo. É como se ficasse evidente que o objetivo seria o de atingir o prefeito afastado Ruy Muniz, ou seus aliados. Ao contrário deste objetivo, o que estamos assistindo é o fim da credibilidade do executivo, seja junto aos fornecedores, servidores e à população de modo em geral. É evidente que tal acontecimento não é bom para o próprio prefeito em exercício, José Vicente de Medeiros que pensa cumprir seu mandato sem muito sobressaltos, ou desavença. Aliás, diante do episódio ocorrido no dia de ontem na área de educação, informação que chega à coluna da conta de que a eficiente e competente secretária de Educação Suely Nobre já pensa em antecipar a sua saída.

ENCONTRO COM PREFEITOS

O governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), aproveitou o encontro promovido ontem pela Associação Mineira de Municípios com os prefeitos eleitos em outubro para convidá-los para um jantar na Expominas. Além dos prefeitos, vários secretários e deputados da base governista estiveram presente.

PREVENÇÃO DO CÂNCER

O renomado urologista Evaldo Jenner, a partir das 07h de hoje, proferirá palestra sobre câncer de próstata, aproveitando a programação do Novembro Azul promovido pela Santa Casa de Montes Claros, em parceria com a Casa Santa Bernadete. Desta vez, o público alvo serão 100 colaboradores da Ferrovia Centro Atlântica. O local escolhido foi a Rua Barão de Cotegipe, no bairro Santa Rita. Lembra o médico que p Instituto Nacional do Câncer estima para este ano, 61 mil novos casos. Durante todo este mês, as empresas, instituições e demais segmentos da sociedade poderão solicitar a realização da palestra através do telefone (38)3222-6055.

DE OLHO NOS NANICOS

O Senado aprovou, na noite de quarta-feira (09), em primeiro turno, a PEC que estabelece cláusula de barreira para as legendas que irão disputar as próximas eleições de 2018. De acordo com o texto aprovado, os partidos terão que obter, no mínimo, 2% dos votos válidos para a Câmara dos Deputados, em 14 unidades da federação, para terem representatividade no Congresso e acesso ao fundo partidário e ao programa gratuito de rádio e TV. O porcentual de desempenho sobe para 3% a partir de 2022. Hoje existe no país 35 partidos políticos. Entre os partidos que poderão serem prejudicados com a proposta podemos citar Rede, PSOL, PPS, PV e PC do B. A proposta para resolver a questão tem sido a criação da chamada “federação partidária” que abrigaria partidos com finalidade ideológica e programática.

TRANSPORTE ESCOLAR

Na coluna anterior divulgamos informação referente ao atraso do Governo do Estado com o pagamento do transporte escolar. Ontem, Pimentel informou o pagamento imediato da quinta parcela e que o pagamento do restante acontecerá até o dia 24 de dezembro. Outra parcela será paga até o final deste mês.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

Aviso

  • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *