Últimas Notícias

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Apesar da crise econômica, administração municipal mantém programação da festa e desta vez com parceria privada
Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana
Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Montes Claros promove, entre os dias 15 e 18 de dezembro, a 26ª edição da Festa Nacional do Pequi, um evento que reúne o melhor da cultura e da culinária Norte Mineira.

A abertura oficial acontece às 20 horas do dia 15, no Centro Cultural Hermes de Paula. Na oportunidade, os presentes terão a oportunidade de degustar gratuitamente um dos pratos mais famoso de Montes Claros e do norte de Minas: o arroz com pequi. A banda do 10° Batalhão de Infantaria da Polícia Militar responderá pela parte musical da abertura.

A Festa do Pequi contará com diversas apresentações de bandas regionais, que ocorrerão na Praça da Matriz até domingo, 18.

De acordo com um dos organizadores do evento, Rodrigo de Paula, diante da transição de administração, este ano a festa será normalmente realizada pela prefeitura, mas contará com o apoio de uma empresa terceirizada (Total Eventos) que estará dando suporte para sua organização.

– Como a festa já é uma tradição e realizada todos os anos, não seria desta vez que ela deixaria de acontecer. Por isso, foi feita toda uma readaptação em termos de recursos e buscou-se uma parceria junto com a empresa de organização de eventos para justamente não deixar que a data passasse em branco. Porém, de uma forma que não exonerasse os cofres públicos municipais, já bastante atingidos pela crise econômica do País – afirma Rodrigo.

Em relação à organização e preparativos para as comemorações, Rodrigo de Paula explica que está sendo feito tudo com muito amor e respeito com a cultura, com os artistas e com a população. Ele espera que o resultado seja uma “festa muito grande”, onde todos possam aproveitar em harmonia e descontração.

– A partir de sexta-feira, dia nove, já começa a ser montada toda a estrutura de barracas, na praça da Matriz, onde serão comercializadas as comidas típicas e bebidas. Na terça-feira, o palco vai ser montado para que, na quinta feira-feira, já esteja tudo pronto. Então, os andamentos estão acelerados e todas as providências de documentação para montagem de palco e autorizações dentro das instituições legais, como Corpo de Bombeiros e Policia Civil, já foram tomadas. Tudo isso para a prestação de um bom serviço e para a segurança do público presente – conclui o organizador.

Entre os artistas que se apresentam nesta edição, estão a Banda República Casa Nova, que traz um estilo pop rock e se apresenta pela primeira vez na Festa do Pequi.

O vocalista, Fred Castro, falou sobre a expectativa de se apresentar em uma das mais tradicionais festas de Minas Gerais e sobre o que o público pode esperar do show.

– A expectativa para a festa é excelente. Será a primeira vez que vamos nos apresentar neste evento e, desde o começo da banda, sempre tivemos vontade de participar. Vamos fazer um show bem legal e com várias releituras marcantes de músicas célebres e também vamos tocar nossas músicas autorais. A galera pode esperar muita energia e animação. Vamos trazer um rock bem característico do rock clássico, mas também tocando de uma maneira divertida e com boas vibrações – afirma o vocalista.
PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO PEQUI

14/12 – Quarta feira:
21h – Abertura Oficial no Centro Cultural
22h – Shows Musicais

15/12 – Quinta feira:
20h Noite Gospel – Missionário Elias, MCO verbo, MC Me-vio, Raciocínio Bíblico Elias Silva

16/12 Sexta feira:
20 h – Noite da Viola – Homenagem a Tião Carreiro
Shows sertanejos, Apresentação do terno de folia Estrela da Guia (Coordenação Álvaro Vicente)

17/12 Sábado:
20h – República Casa Nova
21h30 – Simone Santana e Roberto Mont’sá
23h – Raparigas do Bonfim

18/12 Domingo:
20h – 13º Concerto de Natal – Comemorando os 15 anos da Orquestra Sinfônica de Montes Claros – Regência: Maestrina Maria Lucia Avel