Trabalhador poderá pedir aposentadoria só pela internet

Trabalhador poderá pedir aposentadoria só pela internet

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Trabalhador poderá pedir aposentadoria só pela internet

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) quer permitir que as pessoas façam pedidos de aposentadoria pela internet e, em alguns casos, comecem a receber o benefício sem ter que comparecer a uma agência do órgão.

Trabalhador poderá pedir aposentadoria só pela internet
Trabalhador poderá pedir aposentadoria só pela internet

 

O presidente do INSS, Leonardo Gadelha, informou que será implementado um projeto piloto no início do ano e a intenção é que, até o fim de 2017, se responder como esperado, o serviço seja oferecido a todos os segurados.

Seja Pareceiro MASTER do Jornal Montes Claros (CLIQUE AQUI)

Primeiro, segundo Gadelha, o órgão terá de acompanhar os resultados nas localidades em que o sistema for implementado como teste. O piloto começará por Mossoró, no Rio Grande do Norte, e só depois será expandido para outras localidades.

Nos casos em que a documentação estiver em dia, é possível que o segurado peça a aposentadoria e conclua o processo sem ter de pisar em uma agência do INSS, segundo o diretor de benefícios do órgão, Robinson Nemeth. “As pessoas não precisarão ir à agência para requerer a aposentadoria, por exemplo. Se não tiver documentação pendente, não precisará comparecer. Boa parte do que está no sistema é considerado como prova plena”, disse.

Consulta. Para o início de 2017, o INSS garante que vai disponibilizar a plataforma Meu INSS, que já chegou a ser testada com o público interno e oferece serviços como agendamentos, declaração de regularidade do contribuinte individual, entre outros. A principal funcionalidade, de simulação do tempo de serviço, será disponibilizada até março.

Segundo Nemeth, o extrato vai passar a mostrar a soma do tempo de serviço. “Hoje o extrato não simula o tempo. Apresenta as empresas nas quais trabalhou, as datas e os repasses que a empresa fez”, explicou.

Será possível, segundo o órgão, fazer as consultas a partir do número do CPF. Em seguida, o sistema fará perguntas ao usuário para checar os dados – de forma similar ao que ocorre em caixas eletrônicos, com perguntas sobre dados pessoais e histórico (nome da mãe, empresa etc). “Pegamos exemplo com os bancos, de como faziam o acesso com relação ao cartão de crédito”, disse Nemeth.

NÚMEROS

3,7 milhões de pessoas vão às agências do INSS todo mês

1,2 milhão poderão usar os serviços online do INSS
DEPUTADOS

Pente-fino fica para votação em 2017

São Paulo. A Câmara dos Deputados decidiu que não vai votar neste ano a lei que retoma o pente-fino nos auxílios-doença e nas aposentadorias por invalidez. Como a medida provisória que havia criado o pente-fino perdeu a validade, as perícias da revisão só voltarão a ser feitas em 2017.

Com a demora, o INSS já tinha começado a reagendar os exames para janeiro. Com o adiamento, os trabalhadores que recebem auxílio-doença há mais de dois anos e estão na mira do pente-fino ganharam mais tempo para reunir exames e laudos médicos que comprovem não ter condições de voltar a trabalhar.

O pente-fino estava convocando primeiro segurados com até 45 anos que recebem auxílio-doença há mais de dois anos para uma perícia de revisão. Das que foram feitas na primeira etapa, oito em cada dez auxílios foram cortados.

Piloto já está funcionando

Brasília. O segurado do INSS já conta com a Central de Serviços, em fase de testes, que deve ser oficialmente lançada em janeiro. Na central, é possível fazer um cadastro e, após um contato telefônico com o 135, começar a consultar os dados no Cnis. O procedimento leva cerca de 20 minutos. É necessário informar CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Também conhecido como extrato de contribuições previdenciárias, o Cnis é um dos documentos mais importantes para quem vai se aposentar.

 
Seja Pareceiro MASTER do Jornal Montes Claros (CLIQUE AQUI)

Acompanhe mais notícias no Jornal Montes Claros e fique por dentro dos principais acontecimentos da região!

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Vanfall Chegou a Montes Claros !!!

Sobre Jornal Montes Claros

Últimas notícias de Montes Claros e da região Norte de Minas Gerais. Acompanhe a cada minuto ás informações em tempo real de interesse para o cidadão.