You dont have javascript enabled! Please enable it! A cada hora 503 mulheres são vítimas de violência no Brasil | Jornal Montes Claros

A cada hora 503 mulheres são vítimas de violência no Brasil

A cada hora 503 mulheres são vítimas de violência no Brasil

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

A cada hora 503 mulheres são vítimas de violência no Brasil

A cada hora, 503 mulheres são vítimas de violência no Brasil. Dois terços da população presenciaram uma mulher sendo agredida de forma física, verbal ou psicológica no último ano.

A cada hora 503 mulheres são vítimas de violência no Brasil
A cada hora 503 mulheres são vítimas de violência no Brasil

 

Os números fazem parte de um levantamento feito pelo instituto Datafolha. A pesquisa mostra, no Dia Internacional da Mulher, que muito ainda é preciso ser feito para garantir que elas tenham direitos preservados e sejam tratadas de forma respeitosa e igualitária.

Seja Pareceiro MASTER do Jornal Montes Claros (CLIQUE AQUI)

A pesquisa, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revela que ao menos 4,4 milhões de mulheres foram vítimas de violência no período de um ano. A estimativa, porém, é de que até 19,9 milhões possam ter sido agredidas nos últimos 12 meses. Os números mostram também que 28,6% das mulheres entrevistadas que concordaram em compartilhar experiências pessoais foram efetivamente vítimas de violência entre janeiro e dezembro de 2016.

No entanto, metade das mulheres violentadas não fez nada diante da agressão. Os números explicam: os algozes estão dentro de casa, do trabalho, dos locais de lazer – 61% das entrevistadas afirmaram conhecer as pessoas que as agrediram e 43% das ocorrências foram na própria casa. A maior parte das agressões relatadas ocorreu com mulheres pretas (32%) e pardas (31%).Entre as brancas, o índice de é de 25%.

A percepção de ¾ dos entrevistados é que a violência contra as mulheres aumentou no Brasil nos últimos dez anos. Participaram do estudo “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, feito em fevereiro, 2.073 pessoas, sendo 1.051 mulheres. Destas, 833 aceitaram falar sobre as ocasiões em que elas próprias foram vítimas de assédio.

Armas

A violência contra a mulher no último ano extrapolou os limites da agressão interpessoal. O levantamento estima que ao menos 1,9 mulheres com mais de 16 anos tenham sido ameaçadas com facas e armas de fogo. Outras 257,5 mil foram vítimas de tiros de armas de fogo, sendo que 44% das mulheres que responderam a pesquisa afirmaram que o autor do crime era o marido ou o companheiro.

Seja Pareceiro MASTER do Jornal Montes Claros (CLIQUE AQUI)

Assédio

As cantadas e o assédio nas ruas também aumentam as estatísticas de violência. O estudo estima que 20,4 milhões de mulheres tenham recebido comentários desrespeitosos ao andar na rua. Das que responderam a pesquisa, 10,4% foram assediadas fisicamente no transporte público e outra 5% foram beijadas ou agarradas à força, sem consentimento. As pretas, novamente, e as mulheres jovens, de 18 a 24 anos, são as principais vítimas, mostra a pesquisa.

Acompanhe mais notícias no Jornal Montes Claros e fique por dentro dos principais acontecimentos da região!

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Vanfall Chegou a Montes Claros !!!

Sobre Jornal Montes Claros

Últimas notícias de Montes Claros e da região Norte de Minas Gerais. Acompanhe a cada minuto ás informações em tempo real de interesse para o cidadão.