Últimas Notícias
Montes Claros - Mulheres na Câmara Municipal de Montes Claros
Montes Claros - Mulheres na Câmara Municipal de Montes Claros

Montes Claros – Mulheres na Câmara Municipal de Montes Claros

Montes Claros – Mulheres na Câmara Municipal de Montes Claros

Cada vez mais a mulher está conquistando seu espaço na sociedade, principalmente na política, em busca de direitos e igualdade feminina. Pela primeira vez na história da Câmara Municipal de Montes Claros, 13% das cadeiras do legislativo são ocupadas por mulheres. As Vereadoras, Graça da Casa do Motor (PHS), Maria Helena (PPL) e Neia do Criança Feliz (PSDC), foram eleitas para o pleito de 2017-2020.

Montes Claros - Mulheres na Câmara Municipal de Montes Claros
Montes Claros – Mulheres na Câmara Municipal de Montes Claros

 

Maria Helena é empresária, tem três filhos e mora no bairro Melo, e está no segundo mandato – o primeiro foi no pleito 2000-2004, em que pela primeira vez havia sido eleitas duas mulheres para o legislativo montes-clarense. A Vereadora afirma que nasceu no meio político, uma vez que pertence a família, Lopes, uma das fundadoras do município. “Venho de berço político, por parte de mãe, sou descendente de Alpheu de Quadros, que foi o prefeito com maior número de mandatos. Por estar sempre envolvida com educação, as causas sociais despertaram em mim a vocação de estar a serviço de nosso povo”, destaca Maria Helena.

Neia do Criança Feliz é pedagoga, tem dois filhos e reside no bairro Carmelo, e está no primeiro mandato como Vereadora. A vontade de ajudar as pessoas carentes fez com que a Parlamentar entrasse para política. “Sempre trabalhei na área social e nesses dez anos da minha caminhada junto a Associação Criança feliz, senti a necessidade de entrar para o meio político visando melhorar e viabilizar os projetos sociais com os quais trabalho, com o objetivo de ajudar o máximo de pessoas possível, principalmente crianças e idosos”, explica Neia.

Graça da Casa do Motor é administradora, mãe de três filhos e mora no bairro Alto São João, e está no primeiro pleito. Ela acredita que a política deve ser justa, por isso ingressou como representante do povo de Montes Claros. “Diante da minha caminhada social, com muita coragem e discernimento, foram os motivos em dar continuidade no serviço já prestado a sociedade e buscando mais oportunidade de contribuir para termos uma cidade melhor”, ressalta Graça.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO!!!

MULHERES NO PODER

Ainda é baixa a representatividade feminina na política, somente 9% das cadeiras do Senado são ocupadas por mulheres. Segundo Maria Helena, ainda existem alguns entraves pertinentes a sociedade machista que refletem da mesma forma na política. “Nunca sofri preconceito. É preciso haver um equilíbrio de forças, além da garantia dos direitos e deveres individuais e coletivos previstos no artigo 5° inciso 1° da Constituição Federal: homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos dessa Constituição”, diz a Parlamentar.

Para Neia, a participação feminina é de suma importância nos diversos setores da sociedade e na política não pode ser diferente. “É através da representação feminina na política que será possível alcançar a sonhada igualdade de direitos entre homens e mulheres. É na política que se decide o rumo do país, que se criam ações para impedir a violência e o preconceito contra as mulheres, garantindo assim, que a mulher ocupe um lugar merecido e, acima de tudo, necessário para a construção de uma sociedade mais justa e melhor para se viver”, enfatiza a Vereadora.

Já Graça pontua que é mais do que um direito, garantir a presença da mulher na carreira política, deve ser um compromisso com o desenvolvimento social. “A mulher já ocupa seu espaço mesmo sendo ainda pequeno e tendo muito mais a conquistar, pois demostramos nossa capacidade e comprometimento com o nosso trabalho, buscando melhoria para o bem comum”, destaca a Legisladora.

Por Christine Antonini