Últimas Notícias
Aldeci Xavier

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

POLÍCIA FEDERAL

Apesar de ainda não ter sido apresentado para a sociedade, já está em Montes Claros o novo Delegado Chefe da Polícia Federal em Montes Claros, Almir Clementino Freitas. A informação e de que ele, neste primeiro momento, está tomando pé da situação e só deve oficializar de fato a partir da segunda quinzena de abril. Por sua vez, o delegado Marcelo Freitas confirmou à coluna de que vai mesmo continuar no município, por várias razões, entre elas familiar e para atendera projeto político em 2018. Ele não esconde que será mesmo candidato a deputado federal.

CONCURSO PÚBLICO

No início deste ano, o promotor de Justiça, Paulo Márcio, que ainda fazia parte da Coordenadoria Regional de Defesa do Patrimônio Público no Norte de Minas, orientou as Câmaras Municipais a realizarem concurso. Foi feita uma primeira reunião que definiu o calendário. Num primeiro momento, os presidentes das Câmaras consideraram positiva a proposta, mas não da forma como estava sendo colocada. Agora, com a saída do promotor, que, por decisão da Procuradoria-Geral de Justiça de Minas, retornou ao município de Passos, o assunto deverá ser tratado como o Promotor José Aparecido, que passou a ser o responsável pelo setor. Aliás, vale ressaltar que o concurso unificado realizado para as prefeituras do Norte de Minas acabou provocando transtorno para os atuais prefeitos, conforme comentamos em coluna anterior.

CONCURSO NAS CÂMARAS

Não é nenhum segredo afirmar que a realização do concurso para as Câmaras Municipais do Norte de Minas, é necessário, mas precisa ser programado e não realizado a “toque de caixa”. Primeiro, não existe previsão orçamentária para tal. De mais a mais, mesmo não sendo operador do Direito, entendo que tem que fazer licitação para escolha de quem aplicará as provas. A informação é de que já foi definido que será a Unimontes a responsável e que o trabalho era para que as provas ocorressem ainda neste primeiro semestre. Aliás, os cargos ainda não foram definidos pelas Câmaras.

VIROU ANJO

Na noite de segunda-feira, por ocasião da posse de Newton Figueiredo na presidência da ACI de Montes Claros, o comentário geral era em relação à ausência do prefeito Humberto Souto. Desde que assumiu prefeitura, Souto tem evitado comparecer às solenidades importantes para representar o município. Nestes quase três meses de governo, somente compareceu na solenidade de posse do Coronel Klevson, na Regional da Polícia Militar e, mesmo assim, não permaneceu no local nem 20 minutos. Aliás, na maioria dos casos, tem nomeado para representá-lo secretário que não pertence à área. Na segunda, o empresário Adauto Marques compareceu ao evento, não por ser vice-prefeito, mas por ser o presidente da Fiemg Regional Norte. Resumindo: a conversa na cidade é que Souto virou anjo. Todos sabem que existe, mas ninguém vê.

TAPA-BURACO

Diante das inúmeras crateras que tomam conta das ruas de Montes Claros, este jornalista busca informação junto à Esurb, quando obteve do diretor Ronaldo Ramon de Brito a justificativa de que houve, num primeiro momento, dificuldade para adquirir o material betuminoso, mas que o problema foi resolvido e que o serviço vem sendo executado. De qualquer forma, as principais ruas e avenidas da cidade carecem de atendimento urgente, o que no meu entender não vem acontecendo. Podemos citar a avenida que leva à Ceanorte, à Dulce Sarmento, e à Camilo Prates. Nos bairros então!

EDÍLSON TORQUATO

Sempre chama a atenção deste jornalista o reconhecimento que o empresário Edilson Torquato tem relação à imprensa. Em todo os seus pronunciamentos faz questão de que reconhecer a parceria. Não é nenhum segredo ressaltara boa convivência com os comunicadores durante os quatro anos que esteve à frente da ACI.

NEWTON FIGUEIREDO

Durante sua fala de posse na presidência da ACI de Montes Claros, na segunda-feira, o empresário Newton Figueiredo alertou para necessidade de uma imprensa mais progressista e menos sensacionalista. Serviu para muita gente.

ADAUTO MARQUES

Já o empresário e presidente da Fiemg Regional Norte, Adauto Marques, durante sua fala, comentou que ainda não se sente um político, mas sim um gestor. Na minha opinião, se depender do titular da pasta, o prefeito Humberto Souto, é fato de que ainda vai demorar um tempo para se sentir um político de fato.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier