Montes Claros – Moradores do bairro Santos Reis dão sugestões para a melhoria do transporte coletivo
Foi realizada a quarta Audiência Pública para debater a abertura de licitação para escolha de empresas de transporte coletiva que deverão atuar em Montes Claros.
As Audiências têm o objetivo de levantar a opinião e coletar sugestões de usuários, já que o atual contrato com as prestadoras do serviço na cidade vence em outubro deste ano, quando deverá ser realizado um novo processo licitatório.
A Audiência foi realizada na Escola Municipal Afonso Salgado, bairro Santos Reis, e contou com a presença dos usuários do serviço de transporte, de secretários e gestores municipais e de vereadores. O presidente da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transporte de Montes Claros (MCTrans), José Wilson Guimarães, falou sobre a importância da participação dos moradores na construção de um transporte coletivo com mais dignidade. “Vocês podem criticar e dar sugestões, pois vocês pagam o transporte e são os maiores interessados em vê-lo melhor”, destacou.
Representando o Secretário de Comunicação Alessandro Freire, o diretor de Comunicação, Mateus Maia, colocou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura à disposição da população para tirar todas as dúvidas. “Estamos abertos para esclarecer as dúvidas da população sobre o processo licitatório a qualquer momento, com o máximo de informações sobre todos os passos”, explicou.
Os vereadores Valdecy Contador, Ildeu Maia e Aldair Fagundes cumprimentaram a população presente e falaram sobre a importância do transporte coletivo como solução para a melhoria do trânsito da cidade.
Como sugestão, a moradora do bairro Vila Atlândida, Deusdete, desejou que fosse criada uma linha direta da região do grande Santos Reis para a Rodoviária. “Os ônibus vão somente até o trevo do Shopping, mas nenhum entra na Rodoviária. Isso seria muito importante para nós”, disse.
A dona Teodomira, moradora do Santos Reis, também deu a sua opinião. “Os ônibus das nossas linhas andam todos juntos. Acredito que um espaçamento maior entre as linhas deverá diminuir o tempo de espera”, afirmou.
Já a moradora Maria do Carmo, do Jardim Brasil, sugeriu que fosse criada uma linha que atendesse aos estudantes da região. “Nenhum ônibus vai para a Unimontes, por isso é importante que uma linha seja disponibilizada para os universitários”, apontou.
O morador Ademar, do Santos Reis, reclamou da sujeira encontrada em boa parte dos coletivos. “Eles não têm o cuidado de limpar alguns ônibus. Desejo que a nova licitação deva exija condições mínimas de higiene dentro dos veículos”, concluiu.
Atualmente oito linhas estão disponíveis para o transporte coletivo urbano na região do grande Santos Reis. Dentre as principais linhas estão a 1501, 5101 e 7101. A série de Audiências para debater o transporte coletivo já percorreu quatro regiões da cidade e terá continuidade nesta quinta-feira, 16, quando o encontro será realizado Caic do bairro Renascença, a partir das 18h.