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Montes Claros – Licitações Públicas trazem oportunidades de negócios

Montes Claros – Licitações Públicas trazem oportunidades de negócios

Curso capacita empresas para vender para órgãos públicos e fomenta lucro

Cássio Aquino conta que a empresa está sempre preparada para oportunidades de contratos com organizações públicas
Cássio Aquino conta que a empresa está sempre preparada para oportunidades de contratos com organizações públicas.

 

Diante da importância do processo licitatório nas relações comerciais entre poder público e privado, a discussão dos temas do evento com profissionais especialistas será diferencial no sucesso das transações que envolvem Licitações Públicas. Dessa forma, com o objetivo de aumentar a probabilidade de vitória em procedimentos de compras governamentais, concorrências, tomadas de preços e pregões, a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas – Adenor, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros– CDL, realizará, no dia 30 de março, o  Curso Como Vender para Administração Pública.
O Curso visa aperfeiçoar os conhecimentos de pessoas envolvidas no processo administrativo de licitação, em especial, profissionais da iniciativa privada, advogados e estudantes. Com carga horária 8 horas, das 8h às 17h, será realizado na sala de treinamento da CDL. Os participantes terão direito a material didático e certificado.
O economista Aloysio Vieira ressalta que “esta é uma oportunidade interessante para as empresas, dentro da perspectiva do potencial cliente em que se constitui uma prefeitura municipal, como a de Montes Claros; e que precisa dar atenção, sobretudo, às MPEs, segundo a lei municipal da micro e pequena empresa. Entretanto, o fato de a Lei priorizar o micro e o pequeno, inclusive nas licitações municipais, não invalida a necessidade de tais empresas estarem preparadas juridicamente, contabilmente, gerencialmente e sobretudo em relação à capacidade de ofertar produtos e serviços com qualidade, garantia e perenidade”.
O presidente da CDL, Ernandes Ferreira da Silva, pontua que as micro empresas perdem negócios com órgãos públicos por falta de informação. “Temos uma grande demanda de produtos e serviços por parte dessas autarquias e muitas empresas deixam de concorrer por acharem o processo difícil, o que não é verdade, graças à transparência do processo. Devemos nos preparar e estarmos prontos para atender ao mercado local, uma vez que estes clientes públicos contratam empresas de outras cidades por falta de concorrente na cidade. Para ambos os lados, é interessante ter o contrato com um fornecedor local, a fim de facilitar a prestação de serviço e gerar renda e emprego na própria comunidade”.
Negócios em potencial
Cássio Aquino, diretor comercial da Palimontes, uma distribuidora de artigos de papelaria e informática para todo o Norte de Minas, conta que a empresa está sempre preparada para oportunidades de contratos com organizações públicas. “Assinamos um site que informa sobre editais do Brasil inteiro, considerando que a licitação é uma grande oportunidade de negócio. A preparação da empresa é importante, pois o processo é baseado numa lei bastante rígida e o conhecimento contribui muito para o sucesso. Temos um departamento exclusivo, com profissionais capacitados e em contínuo aperfeiçoamento sobre o processo licitatório”.
Ronaldo Veloso Brant Jr, diretor da TV Point, no setor de publicidade, não só participa de licitações públicas, como apresenta projetos arrojados para prefeituras de todo o Brasil. “Atendemos órgãos públicos nacionais, eventualmente, prefeituras em outros Estados. Projetos como a Tv Saúde e Tv Educação, sucesso no interior de São Paulo, com programação específica da administração, para locais de espera forçada, e custo baixo. A TV Point e a R2 Mídia estão aptas para atender todos os órgãos públicos, com certidões em dia e pessoal atento aos editais. Fomos licitantes da Infraero por cinco anos, cumprindo todas as exigências pedidas”, revela.
O advogado Rogério Moreira ministrará o curso. Ele é pós-graduado em Gestão Pública, consultor do SEBRAE, ex-Presidente geral da MMM,  presidente de comissão de licitação e pregoeiro da Adenor, com vasta experiência em licitações e processos inerentes ao tema. De acordo com o conteúdo programático, serão tratados os temas: O mercado das compras governamentais, Análise de riscos, Plano de trabalho de sucesso, Visão Geral da Lei de Pregões  nº10520/2002, Direitos exclusivos de micro e pequena empresa, Gestão de contratos, Portais de compras públicas, Todos contra corrupção.
O Curso Como Vender para Administração Pública atende a colaboradores das áreas de compras, licitações e contratos,  empresários fornecedores da administração pública, bem como acadêmicos de Direito e profissionais, iniciantes ou não, que pretendem adquirir mais conhecimento a respeito do processo licitatório. Inscrições e outras informações (38) 2101 3319 / 99737 8290 no site www.adenormg.com.br e ate ndimento@adenormg.com.br.

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