Últimas Notícias

Montes Claros – Em abril, tem Comida di Buteco em Montes Claros

Montes Claros – Em abril, tem Comida di Buteco em Montes Claros

De 14 de abril a 14 de maio (em Montes Claros será de 14 de abril a 07 de amio) o calendário nacional de eventos terá o buteco como protagonista no grande espetáculo criativo da cozinha de raiz no Brasil.

Montes Claros - Em abril, tem Comida di Buteco em Montes Claros
Montes Claros – Em abril, tem Comida di Buteco em Montes Claros

 

O Concurso Comida di Buteco, pretende levar quase 5 milhões de apaixonados por butecos às urnas  dos mais de 500 concorrentes, em 20 cidades, para eleger o MELHOR BUTECO DO  BRASIL.

Em Montes Claros, 15 bares estão na disputa como melhor petisco da cidade. Na edição de 2016, o Universo do Beiju foi o campeão como prato “Tudo Junto e Misturado”. Esta é a 11ª Edição do concurso na cidade. O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a culinária de raiz e os butecos espontâneos/tradicionais.

Com a missão de TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA ele completa, em 2017, 18 edições e se consolida como uma das mais importantes plataformas de fomento, valorização e exposição do buteco e da cozinha brasileira,  importante ícone de qualquer cultura nacional.

Pioneiro nesse segmento, em 2016 inaugurou um importante marco na sua consolidação: tornou-se uma ELEIÇÃO NACIONAL, que a partir de então premiará todo ano o MELHOR BUTECO DO BRASIL, se consolidando como o único concurso nacional do gênero, que envolve toda a população das 20 cidades participantes.

Cada concorrente será avaliado em 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco  leva 70%  do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Em junho, uma comissão de jurados escolhida, especificamente, para essa missão, vai visitar os 20 campeões de cada cidade para eleger o melhor dos melhores. É como se agora o Comida di Buteco tivesse duas etapas: eleição do melhor da cidade, envolvendo público e jurados. E a eleição do melhor do país, validada por outra comissão de jurados que não participou da primeira etapa. O vencedor leva a cidade e o buteco ao pódio da cozinha de raiz do BRASIL.

2017 é ano de CEREAIS como temática dos petiscos.

Porque um tema?

O tema criativo, utilizado em algumas edições do concurso, visa estimular a pesquisa da cultura gastronômica por parte dos butecos, a criatividade e a pluralidade no uso de recursos e ingredientes e histórias.

Porque CEREAL?

  • O cereal está na base da cadeia alimentar do brasileiro do norte ao sul do país. Essa categoria de alimentos está nos primórdios da alimentação humana, desde que o homem começou a cultivar seus alimentos.
  • No mundo todo, os cereais respondem como grupo alimentar mais consumido; em 2º lugar os vegetais e em 3º o leite. No Brasil, os cereais também são o número 1 da cadeia alimentar do brasileiro.
  • Apresentam uma grande diversidade, portanto fonte rica para criação de receitas.
  • Os principais cereais não sofrem com a sazonalidade no Brasil e existem várias opções de custo baixo, permitindo receitas criativas sem incremento no custo do petisco.
  • Além da diversidade dos tipos de cereais, são inúmeras as possibilidades criativas para uso dos mesmos, permitindo assim uma amplitude na criação.

 

ALGUNS DOS PRINCIPAIS CEREAIS DISPONÍVEIS NO BRASIL:

Arroz / Aveia / Cevada / Linhaça / Milho / Quinoa / Trigo

Em 2017, pelo segundo ano consecutivo, os petiscos terão o preço máximo de R$ 25,90, desafiando os butecos a serem criativos e acessíveis, não perdendo uma de suas características mais importantes: serem democráticos.

Concurso Nacional – A geografia butequeira no calendário da cozinha de raiz:  

O ROTEIRO NACIONAL  
 
REGIÃO SUDESTE 
 
MINAS GERAISBelo Horizonte 
Juiz de Fora 
Montes Claros 
Uberlândia 
Poços de Caldas 
Vale do Aço ( Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano ) 
  
SÃO PAULOSão Paulo 
Campinas 
Ribeirão Preto 
São José do Rio Preto 
São Paulo
REGIÃO SUDESTECampinas
 

RIO DE JANEIRO

Capital e Baixada Fluminense 
   
  
 REGIÃO NORDESTE 
BahiaSalvador 
PernambucoRecife 
CearáFortaleza 
  
 REGIÃO NORTE 
AmazonasManaus 
ParáBelém 
REGIÃO SUL  
Rio Grande do SulPorto Alegre 
ParanáCuritiba 
REGIÃO Centro-oeste  
Distrito FederalBrasília 
GoiásGoiânia e Aparecida de Goiânia