Últimas Notícias
Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

MUDANÇA NA SEDINOR

Na coluna de ontem, divulgamos a decisão do governador Fernando Pimentel em atender aliados do Norte de Minas, em especial o deputado estadual Tadeu Martins Filho (PMDB) e o deputado federal Gabriel Guimarães, promovendo mudanças na Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas (Sedinor). Citamos que o atual secretário Gustavo Xavier iria para o Idene e o diretor do órgão, Ricardo Campos, deixaria o setor. Ontem mesmo a fonte informou que a mudança certa mesmo é a saída de Ricardo Campos, entrando no seu lugar Epaminondas Barbosa de Aguilar, que trabalhava no gabinete do deputado Ivair Nogueira (PMDB) e hoje está lotado no gabinete do deputado estadual Tadeuzinho (PMDB). Vale lembrar que Epaminondas já trabalhou no gabinete de Luiz Tadeu Leite quando este era deputado estadual. Ele é natural de Pedra Azul no Vale do Jequitinhonha.

 

CONVIVÊNCIA NA SEDINOR

A saída de Ricardo Campos da direção do Idene vem sendo aguardada com muita expectativa, principalmente pela “prateleira” de cima do setor. Dentro do órgão não é segredo para ninguém a dificuldade de convivência profissional entre Ricardo e o secretário da Sedinor, Gustavo Xavier. É que por ser protegido do deputado Paulo Guedes, tem sido comum o titular do Idene tomar decisões sem consultar o secretário. Foram inúmeras as vezes que marcou eventos na região e tomou decisões atendendo apenas ao parlamentar. Tal fato teria sido a gota d’água para que tanto o deputado Tadeuzinho (PMDB), como o deputado federal Gabriel Guimarães, solicitassem do governador Pimentel o seu afastamento.

 

REUNIÃO COM MINISTRO

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, confirmou encontro na terça-feira com representantes da Câmara Municipal de Montes Claros, liderada pelo presidente Cláudio Prates. O encontro foi agendado pelo deputado federal Toninho Pinheiro (PP) e pelo deputado estadual Gil Pereira (PP). Na pauta, o assunto principal será a construção da Barragem de Jequitaí e o início das obras da Barragem de Congonhas. A reunião está agendada para as 19 horas desta terça-feira e contará com a presença da presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, e de deputados representantes da região.

ENCONTRO NA SAÚDE

Outra informação colhida pela coluna é de que os vereadores de Montes Claros conseguiram, através do deputado estadual Arlen Santiago, reunião com o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde Francisco de Assis Figueiredo que, na prática, é quem define a liberação de recursos para os municípios. A reunião está agendada para às 11 horas desta terça-feira. Os vereadores estão levando um relatório com a situação da Saúde de Montes Claros, inclusive com pedido de aumento no repasse.

 

CAMPANHA PARA GOVERNADOR

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PPS), que está em franca campanha ao Governo de Minas, confirmou para hoje, das 9h às 11h30, a realização, no plenário da Câmara, do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). Na pauta consta discussão de nomes para compor a próxima diretoria da Frente, marcada para ser empossada no dia 1º de maio, bem como o projeto da entidade para os municípios. Na prática, o encontro é apenas um pano de fundo para permitir que Lacerda encontre com os novos prefeitos e apresente suas propostas, caso seja efetivado como candidato à chefia do governo mineiro.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO!!!

 

ANTARES

Na manhã de ontem (7), a prefeitura de Montes Claros realizou, no Parque Municipal, um café da manhã para lançar a obra e dar ordem de serviço da ecopista, que é uma pista de cooper no entorno da lagoa. O que não foi divulgado e que poucos têm conhecimento é que os recursos para a obra são oriundos de multa aplicada à empresa Antares, ainda no governo do ex-prefeito Ruy Muniz. A empresa aceitou quitar o débito com a prefeitura realizando a obra. A obra será inaugurada no dia 5 de junho, quando se comemora o Dia do Meio Ambiente. Será uma pista de três metros de largura, com 10 centímetros de camada asfáltica.

AGENTES PENITENCIÁRIOS

Já está pronta para entrar na pauta do Plenário da Câmara Federal a PEC 308/04, que cria as polícias penitenciárias federal e estadual. O assunto voltou a ser discutido nesta semana pela Comissão geral sobre o sistema prisional brasileiro. O deputado federal mineiro Lincoln Portela (PRB), que integra a comissão comentou: “É lamentável que, por falta de informações, os agentes sejam chamados de carcereiros. Vocês serão polícia de direito e serão incluídos na Constituição”, afirmou.

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier