Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

A proposta do Governo é que a partir da promulgação do texto da reforma da Previdência, a idade mínima da regra de transição comece em 50 anos para mulheres e 55 anos para os homens. Ao longo de 20 anos, esse mínimo vai subindo até chegar aos 65 anos para homens e mulheres. Também ficou acertada a redução do tempo de contribuição exigido para receber o valor integral do benefício, de 49 anos para 40 anos. Com as mudanças, o governo acredita que o apoio dos parlamentares à reforma da Previdência vai aumentar.

 

PSDB NO CALVÁRIO

Com as inúmeras citações de lideranças do PSDB nas delações da Odebrecht, o prefeito de São Paulo, João Doria, navega em águas mansas, despontando com o maior beneficiário nessa história. Dependendo do desdobramento das denúncias, a sigla, que já sofre um desgaste irreparável, assim como está acontecendo com o PT, pode ser reduzida a pó.

 

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Começa na próxima segunda-feira a campanha nacional de vacinação contra a Influenza. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde em coletiva de imprensa nesta quinta-feira. Este ano, a novidade é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. A campanha vai até 26 de maio e o dia de mobilização nacional está marcado para o dia 13. A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país. Crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade continuam fazendo parte do público-alvo. A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.

O PREÇO DA REPÚBLICA

Os relatos dos diretores e ex-diretores da Odebrecht à operação Lava-Jato deixam claro que a maior empreiteira do País, definitivamente, comprou a República, em troca da manutenção de um esquema de corrupção e troca de favores sem precedentes. O esquema iniciou na década de 1980, envolvendo os principais autores dos três últimos governos, centenas de autoridades e pelo menos 15 partidos de diferentes linhas ideológicas. Foram milhões em valores repassadas no esquema de caixa dois e em propinas, em troca de favorecimento à empreiteira em licitações. O Brasil vai amargar longos anos para recuperar – se recuperar -, do desfalque que o colocou à beira do abismo.

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda