Últimas Notícias

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

GREVE GERAL

Sem entrar no mérito da questão, é fato de que os movimentos sociais estão convocando os trabalhadores para greve geral nesta sexta-feira como forma de mostrar ao Governo Federal e ao Congresso Nacional o descontentamento em relação à reforma da Previdência e à reforma trabalhista. Apesar de sua importância, o movimento é mais político do que técnico ou jurídico. Aliás, em Montes Claros, o arcebispo metropolitano Dom José Alberto Moura fez questão de encaminhar documento as paróquias, pedindo aos padres que mobilizem os fileis, inclusive para concentração nesta sexta-feira, às 15 horas, na praça do Automóvel Clube. O argumento é de que seja uma recomendação da CNBB.

COMÉRCIO FUNCIONA NORMALMENTE

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros, Ernandes Ferreira (Batata), e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Montes Claros, Clen Andrade, informaram à coluna que o comércio funcionará normalmente nesta sexta-feira, data programada para acontecer greve geral no País. A informação foi passada às entidades através da Confederação Nacional das CDLs.

ESTRADAS RURAIS

Nas últimas duas semanas, o principal assunto da Câmara de Montes Claros tem sido a situação das estradas da zona rural, que inclusive vem prejudicando o trânsito dos ônibus que atendem o transporte escolar. A situação foi manifestada pela vereadora Graça da Casa do Motor, vereadora Maria Helena Lopes, vereador Ildeu Maia e o vereador Valdeci Contador. A maior preocupação tem sido em relação às estradas da região de Morro Vermelho, Santa Cruz, Mato Seco e outras. Aliás, a situação crítica é geral. A este respeito, os vereadores fizeram questão de, indiretamente, isentar o secretário Osmani Barbosa Neto da responsabilidade, creditando o fato à morosidade do setor de licitação da Prefeitura, que apesar de completar quatro meses de administração, até agora não conseguiu licitar os maquinários para recuperação das estradas.

ENCONTRO DE CÂMARAS MUNICIPAIS

Ficou definido para o dia 17 de maio a realização de Encontro Estadual da Associação Mineira de Câmaras Municipais, cujo presidente é o vereador por Montes Claros, Cláudio Prates. O encontro está marcado para acontecer das 8h às 17h, no auditório da Amams, e contará com a participação de palestrantes da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam). Na pauta, a discussão de Emenda Impositiva e a Revisão das Câmaras.

EXTINÇÃO DE CARGOS

E falando no presidente da Câmara de Montes Claros, Cláudio Prates, o mesmo apresentou nesta semana, projeto extinguindo 13 cargos naquela casa legislativa. O objetivo, segundo ele, é o ajuste na estrutura administrativa e a redução de gastos. Na proposta consta ainda a realização de concurso para quatro vagas de analista do legislativo. Aliás, a mesa diretora também deu entrada ao projeto que cria a Ouvidoria, cujo responsável será do quadro de servidores concursados.

CORREIOS

Pelo visto, o atraso na entrega de correspondência por parte das agências do Correio não é um problema apenas de Montes Claros. Estamos recebendo constantes reclamações de leitores de todo o Norte de Minas. Por aqui parece que o problema é mais grave, já que a direção da agência central está obrigando a população de mais de 400 mil habitantes a procurar a agência em caso de urgência na busca de correspondências, principalmente boletos de cartão de crédito. O mais triste é que o atendimento só acontece a partir das 13 horas.

PRESIDENTE DA CAIXA

O presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, que estaria em Montes Claros nesta sexta-feira, para participar de mudança na superintendência da instituição no Norte de Minas e reunião com empresário, mudou sua programação e antecipou a visita para esta quinta-feira às 16 horas, no auditório da Amams. Além da associação, foram convidados para o encontro a diretoria da CDL, ACI e Femg. O convite havia sido anunciado pela deputada federal Raquel Muniz (PSD) e a informação da mudança no início da tarde de ontem pelo deputado estadual Gil Pereira (PP).

FORMAÇÃO DE SOLDADOS

Acontece às 18 horas desta sexta-feira (28), no 10º Batalhão de Polícia Militar em Montes Claros, a solenidade de formatura (solenidade cívico-militar) de 150 novos policiais, que serão direcionados para os municípios do Norte de Minas. O nome escolhido para ser o paraninfo da turma foi do ex-secretário da Sedinor e atual diretor do Idene, Gustavo Xavier.

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier