Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Maio Amarelo, um movimento de conscientização para o trânsito

Maio Amarelo, um movimento de conscientização para o trânsito

Maio Amarelo, um movimento de conscientização para o trânsito
Maio Amarelo, um movimento de conscientização para o trânsito

 

Em 2010 a Assembleia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Esse documento foi elaborado a partir de um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes e 50 milhões de sobreviventes com sequelas por acidente de trânsito em 178 países. São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, a nona maior causa de mortes no mundo.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito.

A exemplo, no norte de Minas Gerais, somente no ano de 2016, ocorreram 4.368 (quatro mil trezentos e sessenta e oito) acidentes nos perímetros urbanos e nas estradas sob responsabilidade da Polícia Militar Estadual. Foram 10.231 (dez mil duzentas e trinta e uma) vítimas feridas e 139 (cento e trinta e nove) óbitos registrados.

São números de uma guerra.

Para chamar a atenção da sociedade para esses números nasceu o movimento Maio Amarelo que tem como objetivo desenvolver uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, enraizando a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamentos mais seguros e responsáveis, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A 11ª Cia PM Ind MAT, preocupada com o bem estar do povo norte mineiro e dos demais usuários das vias, apoia essa ideia.

Dessa forma, neste mês a Unidade desenvolverá diversas ações e atividades voltadas para a conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão. Entre essas ações estarão blitzes educativas, exibição de vídeos de educação para o trânsito a motoristas através do Programa “Rodocine”, palestras e parcerias com entidades privadas visando o envolvimento de todos em busca da segurança comum.

A 11ª Cia PM Ind MAT prima a todo momento pela proteção do cidadão através da manutenção das estradas seguras, garantido assim a paz nas estradas norte mineiras.

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.