Inicio » Mais Seções » Saúde » Saúde – Diabetes o que é, e como conviver com ela

Saúde – Diabetes o que é, e como conviver com ela


Reviewed by:
Rating:
5
On 13 de maio de 2017
Last modified:5 de junho de 2017

Summary:

Saúde - Diabetes o que é, e como conviver com ela

Saúde – Diabetes o que é, e como conviver com ela

Saúde - Diabetes o que é, e como conviver com ela
Saúde – Diabetes o que é, e como conviver com ela

 

A diabetes deve ser bem cuidada e, se você não sabe como lidar com ela, você está no lugar certo. Confira abaixo tudo o que você precisa saber para saber como lidar com ela e viver de forma mais consciente e confortável com a diabetes:

O que é diabetes?

Existem três tipos principais de diabetes:

Diabetes tipo 1 Seu corpo não produz insulina. Isso é um problema porque você precisa de insulina para levar o açúcar (glicose) à partir dos alimentos que você come e transformá-la em energia para o seu corpo. Você precisa tomar insulina todos os dias.

Diabetes tipo 2 Seu corpo não faz ou utilizar a insulina também. Você pode precisar tomar comprimidos ou insulina para ajudar a controlar o diabetes. Tipo 2 é o tipo mais comum de diabetes.

Gestacional Algumas mulheres obtêm este tipo de diabetes quando estão grávidas. Na maioria das vezes, ele vai embora depois que o bebê nasce. Mas mesmo que ele vai embora, as mulheres e seus filhos têm uma chance maior de ter diabetes mais tarde na vida.

Como saber mais sobre diabetes?

Você pode fazer aulas para aprender mais sobre a vida com diabetes. Para encontrar uma aula, verifique com sua equipe de saúde, hospital ou posto de saúde na área. Você também pode pesquisar online.

Junte-se à um grupo de apoio em pessoa ou online para obter um apoio de gerenciamento de sua diabetes.

Leve diabetes a sério

Você pode ter ouvido as pessoas dizerem que têm um pouco de diabetes, ou que o seu açúcar é um pouco alto. Estas palavras sugerem que o diabetes não é uma doença grave. Isso não é correto. Diabetes é grave, mas você pode aprender a gerenciá-la.

As pessoas com diabetes precisam fazer escolhas alimentares saudáveis, manter um peso saudável, mover-se mais à cada dia, e tomar o seu medicamento, mesmo quando elas se sentem bem.

Por que cuidar da sua diabetes?

Cuidar de si mesmo e de sua diabetes pode ajudá-lo a se sentir bem hoje e no futuro. Quando o açúcar no sangue (glicose) é próximo do normal, é provável que você:

Tenha mais energia, viva menos cansado e com menos sede, tenha a necessidade de urinar com menos frequência, têm menos problemas de pele ou infecções da bexiga e etc.

Você também terá menos chance de ter problemas de saúde causados pela diabetes, tais como:

  • Ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral;
  • Problemas oculares que podem levar a problemas de visão;
  • Dor, formigamento ou dormência nas mãos e pés;
  • Problemas nos rins;
  • Problemas nos dentes e gengivas

Aprenda à viver com diabetes.

É comum sentir-se oprimido, triste ou com raiva quando você está vivendo com diabetes. Você pode conhecer todos os passos para se manter saudável, mas tem dificuldade em seguir com o seu plano ao longo do tempo. Esta seção tem dicas sobre como lidar com a sua diabetes, comer bem, e ser ativo. Olha só:

LIDANDO COM A SUA DIABETES

O estresse pode aumentar o açúcar no sangue. Aprenda maneiras de reduzir o estresse. Tente uma respiração profunda, uma caminhada, meditação, algum hobby, ou ouvir a sua música favorita.

ALIMENTE-SE BEM

Faça um plano de refeição com a ajuda de seu médico. Escolha alimentos que são não tenham muitas calorias, gordura saturada, gordura trans, açúcar e sal. Coma alimentos com mais fibras, como cereais integrais, pães, biscoitos, arroz ou macarrão.

Escolha alimentos como frutas, legumes, cereais integrais, pão e cereais, e baixo teor de gordura ou leite desnatado e queijo. Beba água em vez de suco e refrigerante regular.

SEJA ATIVO, DIGA NÃO AO SEDENTARISMO

Estabeleça uma meta para se exercitar durante a semana. Comece devagar, fazendo 10 minutos caminhadas, 3 vezes por dia.

Faça yoga e exercícios leves para ir contruindo mais força muscular. De modo geral, a melhor opção é saber o que fazer todos os dias.

Mantenha o controle de açúcar no sangue. Você pode verificar uma ou mais vezes por dia.

Anotou todas as dicas aí? Espero que elas tenham ajudado de alguma forma você à lidar melhor com a diabetes. Sucesso e até a próxima.

Fonte: saludynutricionbienestar


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).