Inicio » Montes Claros » Montes Claros – A cidade de Montes Claros lança Campanha Maio Roxo nesta sexta

Montes Claros – A cidade de Montes Claros lança Campanha Maio Roxo nesta sexta

Montes Claros – A cidade de Montes Claros lança Campanha Maio Roxo nesta sexta

O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal terá palestra gratuita
Dr. Carlos Valias destaca sobre o Maio Roxo nesta sexta
Dr. Carlos Valias destaca sobre o Maio Roxo nesta sexta

 

A doença inflamatória intestinal é um problema de saúde que está crescendo nas sociedades contemporâneas. Ela pode atingir predominantemente o adulto jovem, de uma forma crónica, e que implica um seguimento clínico especializado por médico gastrenterologista. Nesta sexta-feira, 19, o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, será celebrado em todo o mundo. E em Montes Claros, a Gastrovida promove um encontro entre portadores da doença e profissionais de saúde, com palestra e discussão do tema.

Com o apoio da apoio DIINORTE (Associação Norte Mineira dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais) e da  AMDIIA (Associação Mineira dos Portadores de DII) a campanha nacional chamada “Maio Roxo” vai acontecer às 19h, na clínica Gastrovida, parceira do evento.
Dr. Carlos Alberto Leal Valias, gastroenterologista e diretor técnico da Gastrovida, esclarece que “será um momento pra falar sobre a importância da união e da troca de experiências e informações entre os portadores. Vamos ter depoimentos dos participantes e tentar sanar  dúvidas sobre esse tipo de doença”.
Crianças também sofrem
 
A faixa etária mais comum de manifestar a doença inflamatória intestinal é entre os 15 e 30 anos de idade, tendo um 2º pico de incidência em pessoas com mais de 50 anos. No entanto, a doença pode atingir qualquer idade sendo, inclusive, já diagnosticada em bebês com menos de 1 ano de vida.
Alguns estudos indicam que a exposição elevada das crianças a antibióticos e a dietas específicas de alimentos processados, fritos, ricos em açúcar e baixos em ácidos graxos ômega-3, podem estar relacionados ao aumento do número de casos por interferir e alterar a microbiota intestinal.
O Maio Roxo serve para conscientizar a população sobre diagnóstico precoce e tratamento para melhoria da qualidade de vida dos pacientes que sofrem com a doença. Daí a participação de diversos especialistas, como gastroenterologistas, colopoctologistas, nutricionistas e psicólogas. 
Em Montes Claros, a clínica Gastrovida vai ser iluminada de roxo, assim como outros importantes pontos de referência e monumentos espalhados pelo Brasil e mundo. As inscrições são gratuitas, porém, limitadas e podem ser feitas pelos telefones 3221-6593 ou 99220-4639.
Serviço:
Data: 19 de maio
Horário: 19h
Local: Clínica Gastrovida
Rua Tupinambás, 13 sala 1012 – Edifício Absoluto


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).