Últimas Notícias

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

PDT NA DISPUTA

Em meio à turbulência que vem atravessando o País, principalmente em face às denúncias da operação Lava-Jato, mesmo que de forma acanhada, já estamos assistindo a movimentação em torno das candidaturas na proporcional para 2018. O PDT do Norte de Minas, através do seu coordenador, deputado Carlos Pimenta, garante que a agremiação terá dois nomes na disputa por uma cadeira na Câmara Federal. Além do delegado Marcelo Freitas, que já está em campanha, outro nome apresentado pela agremiação é o do empresário Max Dias, de Brasília de Minas, proprietário das empresas AGROMAX.

 

CANDIDATOS

É evidente que muitas candidaturas que estão surgindo no Norte de Minas ficarão pelo caminho, por uma série de razões, principalmente pela falta de grupo. Entretanto, é positivo o interesse que vem surgindo na apresentação de nomes na disputa federal. Além dos citados, temos a reeleição de Raquel Muniz, Saraiva Felipe, deputado Paulo Guedes, Cláudio Prates, podendo surgir outros nomes como Athos Avelino e Warmillon Braga.

 

SISTEMA DE OBRAS PÚBLICAS

A comissão de Trabalho aprovou, na quarta-feira (17), o projeto de lei PL 5664/16, de autoria do deputado Zé Silva (Solidariedade/MG), que estabelece a criação do Sistema de Obras Públicas (SisOP), que será administrado pelo Ministério do Planejamento. A proposta é criar cadastro de livre acesso na internet com todas as obras públicas custeadas por verbas federais possibilitando maior transparência para acompanhamento dessas obras. O deputado Zé Silva, que coordena a Comissão de Obras Paradas na Câmara dos Deputados, acredita que as Comissões de Tributação e Finanças vão aprovar por unanimidade sua proposta.BR-251

Uma das propostas da Comissão de Obras Paradas da Câmara dos Deputados é a duplicação da BR-251, incluída na lista das obras emergenciais do País. Segundo o coordenador da Comissão, deputado Zé Silva, a BR-251 é pauta diária do mandato desde que ingressou na Câmara, em 2011, e ele faz cobranças quase que diariamente aos órgãos competentes.

 

FEIRA DO MAJOR

Pelo visto, a prefeitura de Montes Claros, através da MCTrans, conseguirá colocar em prática o projeto de acabar com a tradicional Feira do Major Prates, que este ano completou 17 anos. É que desde quando foi criada, a prefeitura isolava a Avenida Costelar Prates às 16 horas do sábado para permitir a montagem das barragens. Sábado passado, o fechamento foi as 18 horas e o projeto é que seja a partir das 21 horas. Como a feira começa a funcionar a partir das 5 horas, seria uma missão impossível montar as bancas neste horário. Aliás, ouviram a Associação Comercial local sem levar em consideração o desejo dos feirantes e da população.

 

DELAÇÃO PREMIADA

Não temos nenhuma dúvida de que as principais operações policiais realizadas por este Brasil a fora só conseguiram avançar em face da chamada delação premiada, onde o acusado confessa o crime e entrega os demais envolvidos, através de supostas provas. O que tem nos indignado no processo é que os “bandidos delatores”, ou X9, como são conhecidos no mundo do crime, aparecem na mídia como heróis e salvadores da pátria, com direito inclusive a ter autorização para deixar o País, a exemplo do Joesley Batista, presidente da JBL. Aliás, aqui pelas bandas do Norte de Minas, tivemos um exemplo, onde a própria Polícia Federal, em maio de 2013, realizou a operação Sertão Veredas, prendeu um cidadão conhecido como Corby e este, após assinar a chamada delação premiada, foi solto, voltou para Januária, onde continua sua atividade empresarial, sem ser incomodado. Aliás, como está o processo?

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier