Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Montes Claros – Copasa corre atrás de vazamentos

Montes Claros – Copasa corre atrás de vazamentos

O programa Caça Gotas foi lançado nesta terça-feira (30/05/2017)  pela Copasa com o objetivo de diminuir o desperdício de água na hora da distribuição, diante da crise vivida pela população que tem sido obrigada a fazer cerca de 70 horas de racionamento por semana, por causa dos baixos indicadores da Barragem de Juramento

Atualmente, 33% da água tratada é perdida neste trajeto. “Nosso objetivo é diminuir este índice para 30% nos próximos quatro anos”, afirmou o  superintendente da empresa estatal, Roberto Luiz Botelho.

Segundo Roberto Luiz Botelho, do total de água perdida, 80% se esvai em vazamentos, 10% em captação irregular, os gatos, e 10% acontece por erros na medição de hidrômetros.

Sobre os gatos, Roberto Luiz Botelho falou “O roubo de água, quando identificado, vai ser combatido, inclusive com penalizações”.

Além dos vazamentos nas redes pluviais, ainda existem os danos causados nos hidrômetros, que, por serem antigos, apresentam falhas; assim como têm as ligações clandestinas. Roberto Luiz explica que essa nova tecnologia usada pela Copasa identifica todos os problemas e permite a adoção de medidas que evitem mais danos.

Veiculo Caça Gotas
Veículo Caça Gotas

O programa priorizará a identificação de vazamentos que não afloram na superfície. Há 15 dias que esta tecnologia foi colocada em operação na cidade, em caráter de teste, quando apresentou resultados satisfatórios. Como Montes Claros está em área calcária, a maior parte dos vazamentos acabam infiltrando no lençol freático, e não são vistos pela população. Com a nova tecnologia, somos capazes de saber com muita precisão onde tem um vazamento e conserta-lo, no menor tempo possível.

Apresentação dos aparelhos que detectam os vazamentos de água
Apresentação dos aparelhos que detectam os vazamentos de água

 

Para colocar o programa em prática, a Copasa definiu 4 equipes, formadas cada uma por dois funcionários internos, que ficarão responsáveis exclusivamente pela identificação e solução de vazamentos e captação irregular.

Ainda segundo Roberto Luiz Botelho, a cidade de Montes Claros perde 126 litros de água por segundo. O que da mais de 750.000 litros/mês o que daria para abastecer pelo mesmo período a una cidade como Janaúba.

O Caça-Gotas vair diminuir em 50% o tempo médio para correção de vazamentos de água em Montes Claros, passando de aproximadamente 9 horas para 4 horas e 30 minutos. Isso vai possibilitar  um significativo combate ao desperdício de água

A Copasa tem a disposição dos usuários um aplicativo que pode ser descarregado no Smartphone, chamado Copasa Digital, onde de entre mutias funções tem a função de avisar sobre Vazamentos na rua (água e esgoto), e vazamento no imóvel. Podendo enviar inclusive fotografias do vazamento.

O aplicativo pode ser descarregado desde Aqui.

Aplicativo Copasa Digital
Aplicativo Copasa Digital

Assista ao momento da apresentação: