Últimas Notícias

Montes Claros – Governador vem a Montes Claros e renova frota do SAMU Macro Norte

Montes Claros – Governador vem a Montes Claros e renova frota do SAMU Macro Norte

Na manhã desta quinta-feira, 1º de junho, aconteceu a solenidade de entrega de ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Macro Norte.

Montes Claros - Governador vem a Montes Claros e renova frota do SAMU Macro Norte
Montes Claros – Governador vem a Montes Claros e renova frota do SAMU Macro Norte

 

A cerimônia aconteceu durante o Fórum Regional de Governo para o Território Norte, que foi realizada no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, em Montes Claros. Um total de 22 novas ambulâncias foi entregue pelo governador do Estado, Fernando Pimentel, ao presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência no Norte de Minas (Cisrun), Silvanei Batista. Os novos veículos se somam às quatro ambulâncias repassadas pelo Governo de Minas, durante a cerimônia de posse de Silvanei Batista no Cisrun, no mês de março.

“As novas viaturas vão contribuir para ampliar o atendimento no Norte de Minas com a mesma qualidade reconhecida pela população na prestação de serviço de urgência e emergência”, disse com entusiasmo o presidente do Cisrun, e prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista. “Algumas delas serão equipadas como Unidade de Suporte Avançado (USA)”, acrescenta sobre as modificações que serão realizadas nos veículos para permitir a realização de exames como o eletrocardiógrafo, a ultrassonografia e o trombolítico, esse último usado em caso de acidente vascular cerebral.

De acordo com a diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, já na próxima semana as ambulâncias serão encaminhadas às bases onde prestarão serviço. Para se ter uma ideia, apenas em 2016, o SAMU Macro Norte realizou 44.692 atendimentos entre casos clínicos, psiquiátricos, a parturientes e vítimas de acidentes domésticos e de trânsito, o que supera a média de 122 atendimentos por dia. “Algumas ambulâncias chegam a rodar cerca de 150 mil km por ano!”, revelou a diretora do Cisrun um dos fatores responsáveis por abreviar a vida útil das viaturas e porque a doação é tão importante para o órgão.

Em seu discurso, Fernando Pimentel falou sobre algumas das peculiaridades do estado e da importância da doação para a manutenção das atividades do SAMU Macro Norte. “Só quem não conhece Minas Gerais é que não sabe valorizar o que é uma ambulância nova ou uma viatura em um município de três, quatro, cinco, seis mil habitantes”, afirmou. “Nós temos, em Minas Gerais, 853 municípios. Quase 500 deles têm menos de cinco mil habitantes. Um município com menos de cinco mil habitantes não tem como abrigar um equipamento hospitalar de qualidade porque não tem demanda pra isso, então você tem que ter meios de transporte adequados, eficazes, modernos e novos, pra levá-los para um centro regional, onde ele vai ser atendido”, argumentou com a convicção de quem realmente conhece as pequenas cidades mineiras, uma vez que seu pai era de Rio Novo, município da Zona da Mata com cerca de oito mil habitantes.

O deputado estadual Paulo Guedes, por sua vez, falou da contribuição do Governo do Estado para a saúde do Norte de Minas e agradeceu ao governador pelas 26 ambulâncias entregues para o SAMU Macro Norte. O deputado ainda lembrou do aumento de R$ 500 mil no repasse mensal para o SAMU, que tem ajudado a salvar muitas vidas, e ainda pediu ao governador para atender a solicitação de uma aeronave para a região para ajudar no transporte aéreo de vítimas em estado grave. “Acho que é uma grande possibilidade porque o norte é um território grande e de difícil acesso entre muitas cidades”, concordou o secretário extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Wadson Ribeiro.