POS ON-LINE PUC MINAS

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

PORTO MODAL

A coluna mais uma vez sai na frente e traz informação de que empresa multinacional da área de logística negocia a implantação de um Porto Modal no Norte de Minas, onde a proposta principal é trazer insumos do exterior e entregar nos portos do Brasil produtos da região como banana, limão, manga e outros. A principal novidade é que o município de Capitão Enéas está sendo a cidade escolhida para montar o porto, sobre a justificativa de maior facilidade no armazenamento e transporte. Aliás, as tratativas vêm acontecendo e o prefeito eneapolitano, Petrônio Mineiro, sequer tem conhecimento do assunto. Vale lembrar que neste primeiro momento as negociações estão entre empresários da multinacional e a diretoria do BNB no Norte de Minas.

 

MANIFESTAÇÃO

Durante a realização do Fóruns Regionais, na quinta-feira, em Montes Claros, chamaram a atenção as vaias que surgiram na plateia quando anunciaram a presença do prefeito de Montes Claros, Humberto Souto. Este tipo de comportamento é normal nos embates e locais onde estão concentradas oposição e situação. Entretanto, para um prefeito que tem apenas cinco meses de governo, é uma demonstração clara de que a avaliação da atual gestão não tem sido positiva.

 

DOIS SANTOS

Para quem navega no mundo político, durante a visita do governador Fernando Pimentel (PT) a Montes Claros, na quinta-feira, chamou a atenção o fato de o deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) ter sido o único da bancada de oposição na Assembleia Legislativa a fazer parte das autoridades presentes ao encontro realizado na Escola Normal.

 

TRATAMENTO IGUAL

Em véspera de eleição, a recomendação para os que estarão envolvidos no processo é evitar qualquer confronto com lideranças ou segmentos sociais. Neste particular, a cúpula do Governo de Minas tem feito bem a lição de casa, ao nivelar o tratamento entre a Amams e o Cimams, que hoje caminham em rotas opostas no Norte de Minas. Quando à Associação do Médio São Francisco (Ammesf), esta parece continuar fora de cena.

 

ADUTORA DO PACUÍ

A coluna vem acompanhando de perto a movimentação de empresas com pretensão de participar da licitação das obras de construção de adutora no Rio Pacuí, e que será responsável por auxiliar no abastecimento de água de Montes Claros. A coluna não conseguiu apurar o número de empresas que adquiriu o edital. Entretanto, apuramos que oito construtoras visitarão a área, entre elas, duas do grupo Odobrecht, a Enfracon e Integral. Posteriormente, divulgaremos novos nomes que participarão da licitação.

 

PORQUE NO PT

Vários leitores querendo saber deste analista político os reais motivos pelos quais 13 deputados estaduais do PMDB preferem continuar na base do governador Fernando Pimentel a seguir o presidente da agremiação e vice-governador, Antônio Andrade. Primeiro estão apostando que independentemente do que possa acontecer com o atual governador, terão apoio junto ao presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes (PMDB), que é pré-candidato na disputa majoritária. Se isso não fosse suficiente, o que tem pesado mais são os cargos que os deputados indicaram na estrutura do Estado. Aliás, o vice-governador Antônio Andrade já deixou claro que se Pimentel cair, os peemedebistas que abandonaram a sua embarcação vão tentar sobreviver na disputa pela reeleição “à pão e água”.

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier