Últimas Notícias
POS ON-LINE PUC MINAS

Montes Claros – Comissão de Meio Ambiente visita aterro sanitário

Montes Claros – Comissão de Meio Ambiente visita aterro sanitário

A Comissão de Meio Ambiente formada pelos Vereadores Soter Magno (PP), Wilton Dias (PHS) e Graça da Casa do Motor (PHS), realizou visita ao aterro sanitário de Montes Claros situado na comunidade de Mimoso, para conhecer as instalações e o processo de funcionamento.

Montes Claros - Comissão de Meio Ambiente visita aterro sanitário
Montes Claros – Comissão de Meio Ambiente visita aterro sanitário

 

A Vice-presidente da Comissão, Graça da Casa do Motor, concluiu que a visita foi importante e citou os questionamentos dos moradores. “Reclamam sobre diversos problemas, desde mau cheiro até desvalorização da região e dos produtos produzidos nas comunidades, afetando diretamente a economia local. Estamos trabalhando em conjunto para encontrar uma solução”.

O Presidente da Comissão, Soter Magno, afirmou que já conhecia o local, mas que ficou impressionado com a quantidade de lixo depositado em um curto espaço de tempo. “Fiquei surpreso com a quantidade de resíduos sólidos que já está no aterro. É preciso um sistema de coleta seletiva para diminuir a quantidade de lixo para que o local possa funcionar por 30 anos, tempo este para qual foi projetado”.

O Relator da Comissão, Wilton Dias, disse que o aterro é uma atividade importante, mas tem em contrapartida a poluição da região onde está inserido. “Entendemos que a vigilância é necessária para que continue sendo feito o controle, evitando assim consequências danosas ao meio ambiente. A comissão terá papel fundamental para que as ações sejam realizadas de acordo com os interesses coletivos e não vamos abrir mão disso”.

O secretário de Serviços Urbanos, Vinicius Versiani de Paula, também participou da visita e afirmou que é importante reunir o máximo de informação para encontrar a melhor solução. “A visita ‘in loco’ nos permitiu conhecer o processo e enxergar possíveis soluções que juntos precisamos buscar para minimizar os impactos causados”.

O gerente da empresa responsável pelo aterro, Cláudio Leite, elogiou o trabalho da Comissão e citou a importância de estreitar esse relacionamento. “Passa a ser um elo de comunicação entre a empresa e a comunidade”, disse.

A Comissão convida a população para Audiência Pública nesta quinta-feira (08/06), às 7h45, para discutir sobre a coleta de resíduos sólidos em Montes Claros e o funcionamento do aterro em Mimoso.

Por Christine Antonini