POS ON-LINE PUC MINAS

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

NOVELA COPASA

Pelo andar da carruagem, a novela envolvendo a prorrogação da concessão da exploração do serviço de água e esgoto em Montes Claros não tem data para ter exibido seu capítulo final. Por um lado, a Copasa insiste em buscar uma solução diretamente com a prefeitura, alegando que por ser uma estatal mista, pode ser renovado o contrato. Por outro lado, juristas, inclusive o Ministério Público, têm a opinião da necessidade da realização de licitação. A este respeito, a coluna sai na frente e traz informação de que o Grupo Águas do Brasil cobra a licitação e quer participar da disputa. Os diretores do grupo que estiveram discutido o assunto na administração passada já estiveram, há pouco mais de um mês, com o prefeito Humberto Souto, para discutir o assunto. Vale lembrar que a empresa já responde pelo serviço de água e esgoto de vários municípios do Rio de Janeiro, Paraíba e de São Paulo.

 

CIVIL E MILITAR

Infelizmente, todos nós sabemos que sempre houve interferência de políticos nas indicações dos comandos das unidades de segurança, principalmente no interior do Estado. O que jamais imaginávamos era que alguém teria coragem de falar publicamente tal fato. Foi justamente o que aconteceu por ocasião da realização, na semana passada, do Fórum Regional do Governo, etapa Montes Claros, e que contou com a presença do governador Fernando Pimentel. Falando em nome dos membros do Fórum, o Diretor Regional do Sindpol no Norte de Minas, Emerson Mota, comentou que depois que o deputado estadual Paulo Guedes participou da indicação dos dirigentes da Polícia Militar e Civil na região, caiu e muito o índice da criminalidade. Foi no mínimo constrangedor para os policiais presentes.

 

SHOW DE ANIVERSÁRIO

Informação colhida pela coluna dá conta de que a prefeitura de Montes Claros já fechou o nome da principal atração para as comemorações do dia 3 de julho do aniversário de Montes Claros, que acontecerá nas dependências do Parque de Exposição João Alencar Athayde. O nome escolhido foi do cantor e compositor Felipe Araújo, irmão do cantor Cristiano Araújo, morto em junho de 2015, após um grave acidente de carro.

 

FOTOVOLTÁICA

Na sexta-feira, em entrevista exclusiva ao Jornal O Norte, o governador Fernando Pimentel chegou a citar que existem em sua mesa cinco plantas de empresas querendo se instalar em Montes Claros. Como o assunto não foi explorado a fundo, este jornalista está buscando mais informações. Até agora, conseguimos apurar que uma das empresas é multinacional e pretende ser mais uma da área da produção de energia fotovoltaica. A única garantia é de que a cidade escolhida não será Pirapora e nem Montes Claros. A fonte junto ao Palácio Tiradentes não quis adiantar detalhes, argumentando que pode atrapalhar as tratativas. A definição deve sair ainda este ano.

 

EMENDA IMPOSITIVA

Na tarde de ontem, a diretoria da Associação Mineira de Câmaras Municipais esteve reunida na sede da OAB, em Montes Claros, com presidentes de Câmaras do Norte de Minas, para definir modelo padrão de texto para a LDO e a Lei Orgânica dos legislativos municipais da região, o que permitirá a apresentação de emenda impositiva, que, após aprovada, valerá para orçamento de 2018.

DIVERGÊNCIA PALACIANA

Amanhã traremos mais detalhes da divergência entre o governador Pimentel e o vice Antônio Andrade, e o papel da oposição.

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier