POS ON-LINE PUC MINAS

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

XADREZ DA SUCESSÃO

Acreditando que possa ser o candidato ao governo de Minas, numa possível reviravolta e entendimento entre toda cúpula do PT e do PMDB do Estado, o presidente da Assembleia de Minas, Adalclever Lopes, continua fazendo costuras, principalmente dentro da Assembleia. Acreditando neste entendimento, tem feito gestos de bondade tanto para oposição como situação. Neste primeiro momento, tem apoio de toda bancada peemedebista para o seu projeto. Em resposta, o vice-governador e presidente do PMDB mineiro, vice-governador Antônio Andrada, hoje algoz de Fernando Pimentel, não esconde a proximidade e o namoro principalmente com lideranças do PSDB e do PP.

 

AVAMS

Por várias vezes, comentamos neste canto de página de que a Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams), durante toda sua existência, em apenas dois momentos conseguiu efetivamente mostrar trabalho e ter o respeito da classe política, que foi quando da presidência do então vereador Cláudio Pereira, e do saudoso vereador João Hamilton Silveira, ambos de Montes Claros. Hoje, infelizmente, a entidade, mesmo tendo renovado sua diretoria, com a eleição do vereador Anderson César Ramos, de Manga, até agora não conseguiu justificar sua existência. Depois de quase seis meses, até agora não realizou uma reunião sequer.

 

FALTA ENERGIA

Temos anunciado de forma constante e com exclusividade o interesse de empresários brasileiros e de outros países em montar fábrica no Norte de Minas, mais especificamente em Montes Claros. O que a população não tem conhecimento é de que o principal entrave é a falta de estrutura de energia elétrica no Distrito Industrial-II, região da Estrada da Produção. Um exemplo é o fato de empresa multinacional na área de tecnologia que somente não avançou entendimento com o município, justamente pela falta de estrutura. Acontece que levar energia elétrica até o local, depende do Governo do Estado, que até o presente momento não se manifestou sobre o assunto.

 

NOVELA DO PACUÍ

A Copasa está esperando a resposta da Supram em relação ao pedido de outorga, para dar sequência ao processo de licitação para realização das obras no Rio Pacuí, que auxiliará no abastecimento de água à população de Montes Claros. Ainda não possível prever quais serão as condicionantes. A expectativa é de que a empresa seja obrigada a iniciar o processo de revitalização da área. Vale lembrar que os proprietários de terras abastecidos pelo referido rio, em quase totalidade, não têm outorga ou cadastro junto ao Supram.

ÁGUA PARA POUCOS

A Cedec de Minas realizou, nesta terça e quarta-feira, no auditório da Amams, worrkshop para municípios afetados pela seca/estiagem. O encontro foi dirigido a prefeitos e responsáveis pela defesa civil de cada cidade da região. O que mais chamou a atenção foi o fato de terem definido que a população atingida pela seca terá direito a apenas 20 litros de água diária para atender toda família, inclusive para beber, lavar roupa e utensílios e tomar banho. Se não bastasse, será escolhido um local na comunidade onde todos os moradores terão que ir buscar a água. Para complicar, definiram que não poderão usar a água para matar a sede dos animais. Aliás, a quantidade distribuída não é suficiente nem para as famílias.

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier