Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

GOVERNO OTIMISTA

Se antes aliados do presidente do governo do presidente Michel Temer esperavam um pedido de vista do processo de cassação da chapa Dilma-Temer, para ganhar tempo, agora, paira nos corredores do Palácio do Planalto um clima de otimismo, com a possibilidade de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pôr fim ao julgamento até o próximo sábado. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, chegou a afirmar, nesta quinta-feira, que “o governo tem confiança absoluta que o TSE julgará improcedente a ação”. O julgamento tem mais duas sessões marcadas para esta quinta-feira, às 14h e às 19h. Além disso, foram marcadas três sessões na sexta e três no sábado, às 9h, às 14h e às 19h.

 

UBER É REGULAMENTADO NO DF

Os taxistas não gostaram nada da decisão do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, de regulamentar os serviços de transporte de passageiros por meio de aplicativo. Mas com a publicação, nesta quarta-feira, do decreto que regulamenta a Lei Distrital nº 5.691, de agosto de 2016, não tem volta, e os motoristas que integram o serviço têm 120 dias para se adequar às novas normas. Em Brasília, três empresas oferecem o serviço: Uber, Cabify e Televo. Elas terão 60 dias para regularizar a situação junto ao governo.  Para ser colaborador, o motorista agora precisará se cadastrar na Subsecretaria de Serviços da Secretaria de Mobilidade, ter, no mínimo, 19 anos, carteira de habilitação definitiva tipo B ou superior e apresentar nada-consta criminal. Segundo o GDF, o certificado de autorização precisa ser renovado anualmente e tudo será gerido por um sistema informatizado, que está em fase de homologação.

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM ALMENARA

A Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza, nesta sexta-feira, uma audiência pública em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, para discutir as políticas públicas voltadas para o setor rural. A iniciativa é do deputado federal mineiro Zé Silva (Solidariedade), aprovada por unanimidade pelos membros da Comissão. O debate será realizado na Câmara Municipal de Almenara, a partir das 14 horas.

 

VISITA AO SAMU

Nesta quinta-feira, o deputado Antônio Jorge (PPS) visitou a sede da Rede de Urgência e Emergência Macro Norte, em Montes Claros, onde funciona a sede operacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), braço importante na rede. Durante a visita, o deputado falou da sua forte vinculação com o Norte de Minas, laços que se fortaleceram durante sua gestão como secretário estadual de Saúde. Como gestor, Antônio Jorge teve a oportunidade de implantar vários serviços na região, entre eles, o Samu da Macro Norte.

 

PROBLEMAS NO SAMU

Na reunião com o deputado Antônio Jorge, no Samu Macro Norte, os participantes listaram uma série de problemas que estão comprometendo a qualidade do serviço. Entre os gargalos, portas de entrada ineficientes, falta de equipamentos e de profissionais nos hospitais da rede, número reduzido de ambulâncias, uma vez que apenas metade da frota foi trocada e o restante está em estado precário. Os representantes do Samu também apontaram a necessidade do transporte aeromédico para viabilizar o atendimento na região, que é cortada por uma malha viária deficitária e com grandes distâncias entre os municípios. O parlamentar também esteve em Grão Mogol, onde se reuniu com prefeitos, vereadores e lideranças regionais.

 

ARRAIÁ DO DF

Tudo no DF é potencializado, até as festas. As comemorações do São João em Brasília já começaram e só acabam em agosto. Tem festa para todos os gostos e idades, mas a grande atração são mesmo as quadrilhas, que mobilizam comunidades inteiras durante boa parte do ano e atraem grande público durante as apresentações. Desde 1970 que as paróquias e                                                                                     comunidades de Brasília e do entorno se dedicam à produção das quadrilhas e organização das festas juninas. Em cidades como Ceilândia, os concursos de quadrilhas movimentam a cidade e abrem espaço para artistas, além de fortalecer o comércio local.

 

 Jerusia Arruda
Jerusia Arruda