Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

COTAS RACIAIS EM CONCURSOS

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal aprovou a que lei que obriga todos os órgãos públicos federais a reservar 20% das vagas em concursos para negros. O julgamento havia sido suspenso no mês passado, após o voto favorável de 5 dos 11 ministros. Na última quinta-feira, os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Cármen Lúcia se manifestaram pela constitucionalidade da cota. A ação declaratória de constitucionalidade (ADC) 41, proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), visa sanar dúvidas sobre a aplicação da Lei nº 12.990 de 2014, que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração federal, das autarquias, das fundações, das empresas e das sociedades de economia mista controladas pela União.

 

VACINAÇÃO AMPLIADA

Terminou, nesta sexta-feira, a campanha nacional de vacinação contra gripe, que havia sido prorrogada pelo Ministério da Saúde na semana passada. Diferentemente das demais cidades do País, em Brasília, a vacina foi disponibilizada para toda a população em vez de apenas para os grupos prioritários tradicionalmente contemplados pela campanha. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo foi evitar o desperdício de doses, uma vez que as coberturas vacinais estavam abaixo da meta na maioria dos estados. Locais que ainda têm doses remanescentes da vacina ainda podem continuar vacinando enquanto durarem os estoques.

 

SAIDÃO JUNINO

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal liberou, na manhã desta sexta-feira, 876 presos do regime semiaberto – sendo 42 mulheres – para o ‘saidão junino’. Os detentos têm até as 10h de segunda-feira para retornar ao presídio. A medida foi autorizada pela Vara de Execuções Penais para cumprir uma regra da Lei de Execução Penal, que autoriza 35 dias de saidão durante o ano. A medida contempla presos que cumprem pena no regime semiaberto e que têm autorização de trabalho externo, saídas temporárias ou que já saíram em datas comemorativas nos outros anos. Quem não voltar no dia e no horário previstos será considerado foragido e pode perder direito ao semiaberto quando for recapturado, e ainda pode ter de responder a inquérito disciplinar.

 

DF EM FESTA

O fim de semana será de muita música boa no DF. Na cartela de shows, Bibi Ferreira, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, e Jorge Ben Jor, Céu e Skank, com apresentação gratuita no Parque da Cidade.  Também tem pagode, axé, samba e sertanejo com shows de Guga Camafeu, Só pra Xamegar, Zé Neto e Cristiano, Israel Novaes e É o Tchan. Juntando a tudo isso, têm as festas juninas que acontecem de norte a sul do DF. Tomara que tenha segurança suficiente para todos os eventos.

 

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda