POS ON-LINE PUC MINAS

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

PROMESSA GOVERNAMENTAL

Havia a expectativa de que o governador Fernando Pimentel, durante sua visita a Montes Claros, na semana passada, anunciasse a tão prometida autorização para o início da construção da ponte entre os municípios de São Francisco e Arinos. Integrante do secretariado do Governo justificou à coluna o silêncio de Pimentel afirmando que não existem recursos suficientes para todo a obra, já que terá que, ao mesmo tempo, concluir parte do asfaltamento de Pintópolis a Urucuia. Citou que o trecho de Urucuia a Arinos já foi concluído. A outra informação é que o chefe do executivo mineiro estuda construir a ponte através de uma PPP (Parceria Público Privada). Neste caso, a empresa cobraria dos proprietários de veículo pela travessia, já que hoje paga pelo uso da balsa.

 

PROMESSA DE ASFALTO

Outra promessa anunciada pela assessoria do governador Fernando Pimentel era de que ele também anunciaria a liberação de asfalto para todos os municípios do Norte de Minas, o que também não aconteceu. A assessoria do chefe do executivo garante que tal fato ocorrerá e que, no geral, serão liberados para cada cidade de 3 a 5 quilômetros de asfalto. Em cidades maiores poderá chegar a 8 quilômetros.

 

A QUEM INTERESSA?

Não é nenhuma novidade lembrar que a entidade nominada de Cimams (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene), foi uma criação da Amams (Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene). A novidade mesmo tem sido a queda de braço travada nos bastidores e que não interessa a nenhuma das entidades. Infelizmente, influências externas têm alimentado tal discórdia. Aliás, o próprio Governo do Estado já percebeu.

 

REUNIÃO NO PDT

Na tarde de ontem, antes do fechamento da coluna, integrantes do PDT de Montes Claros reuniriam na residência do deputado Carlos Pimenta para discutir, entre outras coisas, a mudança na direção do partido, que continua sendo Comissão Provisória. O certo é que o deputado, por um lado, tem sido pressionado a manter a atual comissão, enquanto que outra ala quer a realização de convenção com disputa de chapas, se for o caso.

 

PONTE EM MANGA

Numa iniciativa do juiz da Comarca de Manga, João Carneiro Duarte Neto, foi realizada na manhã de ontem, naquele município, reunião envolvendo judiciário, Ministério Público, prefeitos daquela região, deputados, órgãos ambientais e representantes do Governo do Estado para discutir a construção da ponte que liga Manga a Matias Cardoso. O encontro aconteceu em local conhecido como Scalibu. Até o fechamento da coluna ainda não havia sido divulgado o resultado do encontro.

 

COMBATE à SECA

Leitor ligado ao próprio Governo do Estado, que pediu para não ser identificado, comentou que a Coordenadoria de Defesa Civil de Minas (Cedec) caminha na contramão da história, ao destinar apenas 20 litros de água por família que sofre com a seca na região e ainda está proibida de dar de beber para animais. Estão fazendo o mesmo que fizeram no Nordeste, onde deixaram morrer tudo de fome e de sede. Indagou o servidor, “como ficarão os animais dos pequenos produtores?”

CIDADE SEM LEI

Não vai demorar muito e a população de Montes Claros não terá como transitar mais pela região da Praça Dr. Carlos e ruas adjacentes. Tanto a praça como os passeios estão totalmente tomados por camelôs e vendedores de fruta.

 

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier