Últimas Notícias
POS ON-LINE PUC MINAS

Montes Claros – Dia Municipal do Agente Multiplicador é celebrado na Câmara de Vereadores

Montes Claros – Dia Municipal do Agente Multiplicador é celebrado na Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Montes Claros sedia, nesta quarta-feira (14/06/2017), o Seminário referente ao “Dia Municipal do Agente Multiplicador”, das 14h às 147h, no Plenário da Casa Legislativa.

Montes Claros - Dia Municipal do Agente Multiplicador é celebrado na Câmara de Vereadores
Montes Claros – Dia Municipal do Agente Multiplicador é celebrado na Câmara de Vereadores

 

O evento é aberto ao público. A data faz parte do calendário oficial do Município, instituído por meio de projeto de Lei do Vereador Edmilson Magalhães (PSDB), que afirma que os convidados são formadores de opinião e outros membros da comunidade.

“Pretendemos formar multiplicadores para aumentar a captação de doadores no Hemominas. Acompanhamos, com frequência, a quedas nas captações, o que nos chama a atenção. Convidamos representantes das escolas [diretores] para que possam ser criados projetos nas unidades educacionais, reforçando a importância de ajudar ao próximo por meio da doação de sangue. Teremos um espaço de produção de conhecimento onde vamos envolver representantes de várias instituições”, garante o Vereador.

Na programação, estão previstas as participações das Secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Social e Educação. O Hemominas será o responsável pela abordagem técnica. De acordo com Rosana Silva, Chefe do Setor de Captação do Hemocentro Regional, a ideia central é sensibilizar atores sociais para que eles possam gerar a cultura da doação nas instituições onde estão lotados.

Dados da ONU apontam que o Brasil, mesmo coletando o maior volume da América Latina, doa proporcionalmente menos do que outros países do Continente. “De uma maneira geral, 1,08% dos brasileiros doam. Em Minas, o número é de 1,09%. O ideal preconizado pela ONU é de 3%¨, para a idade dadora, que é entre 16 e 69 anos. Há uma grande necessidade de aumentar essa taxa. E para isso, precisamos que cada convidado eleja, pelo menos, um dia por ano para incentivar a doação. O servidor tem direito a um dia no ano para se ausentar do trabalho e doar. Estamos distantes da meta e precisamos, com urgência, aumentar em 35% o número de novos doadores”, afirma Rosana, que divulgou que o Hemominas atende a 38 unidades hospitalares em 26 municípios do Norte de Minas.

No inverno, as doações ficam abaixo da meta. “São reduzidas em 30% devido as quedas das temperaturas, pois as pessoas ficam adoentadas, tomando medicamentos e elas ficam impossibilitadas de fazer o procedimento. Queremos mudar esse quadro”, encerra Rosana. Para o Hemominas, conforme as demandas da unidade, é necessário um número mínimo de dois mil doadores por mês e 1500 bolsas de sangue para atender a população. Ultimamente, estão sendo captadas 1300 bolsas.

Por Andréa Froes