POS ON-LINE PUC MINAS

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

NOVELA COPASA

Na segunda-feira, a comissão de licitação da Copasa abrirá a propostas de termo de habilitação das empresas que disputam o direito de responder pela realização das obras de implantação de adutoras no Rio Pacuí, e que auxiliará no abastecimento de água em Montes Claros. As propostas foram apresentadas na terça-feira (13), quando sete empresas se apresentaram, sendo que uma foi inabilitada. Entre as firmas que estão na disputam estão a CBTO (Odebrecht), Penchel, Comim, Integral e Enfracon. Como as participantes têm cinco dias para entrar com recursos e o prazo vence neste domingo, os envelopes só serão abertos na segunda-feira.

 

FUNDEF

A Advocacia-Geral da União acatou pedido da Amams para representar as cidades do Norte de Minas na ação de devolução de recursos do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), através de acordo junto à Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal. Quando a União criou o fundo, foi passado aos municípios recursos por aluno. Só que passou valor menor e agora tem que devolver. Vale salientar que a ação contou com participação decisiva do Ministério Público Federal.

 

BR-251

Atendendo solicitação de leitores, estamos respondendo o questionamento da decisão do Dnit em começar a recuperação de trecho do asfalto da BR-251, de Francisco Sá até a entrada de Grão Mogol. A resposta do Dnit é que no trecho de Montes Claros a Francisco Sá, a situação é mais crítica e antes de fazer o recapeamento é necessária uma preparação da pista para receber o asfalto novo, para uma melhor durabilidade.

 

JUSTIÇA PARA A JUSTIÇA

Num País onde a Justiça e o Ministério Público não se entendem não é possível esperar que outros segmentos da sociedade se entendam e apliquem a necessária harmonia. É fato que, de uns tempos para cá, o Ministério Público, ancorado principalmente na Polícia Federal, buscou para si o chamado holofote da mídia. Tal fato vem ocorrendo nas três esferas de poder, fazendo com que o próprio Ministro do STF e do TSE, Gilmar Mendes, voltasse a criticar o Ministério Público, afirmando que o STF deve retomar o controle das ações e deixar de ser mero “chancelador” da PGR. Foi mais longe ao comentar: “Se é para ter medo da Procuradoria, é melhor o Supremo fechar as portas”.

 

IBIRACATU

Até agora a Justiça Eleitoral não definiu a situação da reeleição no município de Ibiracatu. O prefeito eleito em outubro de 2016, Orivaldo Alves, teve o mandato cassado, baseado em conta rejeitada em administração anterior, o que foi confirmado pelo TSE. O problema é que o 2º colocado, Warley Ferreira, entrou com agravo regimental que até agora não foi julgado. De qualquer forma, a expectativa é de que em setembro ocorra nova eleição no município.

 

CIRO GOMES

Na coluna de amanhã mostraremos uma face do eterno presidenciável, ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), que marcou visita a Montes Claros no dia 9 de julho, podendo antecipar para o dia 8. Vale salientar que a visita está sendo organizada pelo deputado estadual Carlos Pimenta, que, segundo informação que chegou à coluna, viajou para o exterior e só retorna no dia 22. Aliás, vale lembrar que o convite também foi feito para o presidente Nacional do PDT, Carlo Lupi, que até agora não confirmou presença.

 

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier