Últimas Notícias

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

JULGAMENTO

Nesta quarta-feira, será retomada a discussão da denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente da República Michel Temer. O deputado Sérgio Zveiter apresentou parecer pela admissibilidade da investigação pelo Supremo Tribunal Federal, mas um pedido de vista coletivo adiou a discussão e votação do parecer do relator pelo período de duas sessões do Plenário. A reunião desta quarta-feira está prevista para começar às 11 horas. Caso a Câmara autorize o prosseguimento da denúncia contra Temer, o presidente deverá ser afastado do cargo por um período máximo de 180 dias, enquanto o STF julga o caso.

 

INCONTINENTI

Mesmo com todas as atenções voltadas para a Câmara dos Deputados, que analisa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o parecer de Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) sobre a denúncia que pode pôr fim ao seu mandato, o presidente Michel Temer segue firme no seu projeto de reformas. A votação da reforma trabalhista (PLC 38/2017) estava na pauta do Plenário  do Senado Federal para ser votado nesta terça-feira, em regime de urgência. Os senadores que se opõem à proposta do governo Temer haviam apresentado 33 requerimentos para votação em separado e diferentes trechos. Para cada um deles, o Plenário deverá decidir se aceita a solicitação e, caso aceite, deverá decidir se mantém o dispositivo específico dentro do texto. Até o fechamento da coluna, ainda não havia iniciado a votação.

FRIO

As baixas temperaturas continuam no Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana no DF promete muito frio, até o próximo sábado. A mínima pode chegar a 9°C, com sensação térmica de até 2ºC por causa das rajadas de vento. A máxima pode chegar a 23ºC nos períodos mais quentes do dia. A umidade relativa do ar pode variar de 95% a 35%.

 

TUDO SÃO FLORES

Se a natureza castiga com o frio, por outro lado, enche os olhos dos brasilienses com a beleza dos ipês-roxos, que estão exuberantes com a floração. A capital federal está colorida com as árvores que convidam à contemplação e inspiram fotógrafos profissionais e amadores. A época da floração dos ipês-roxos vai de junho a agosto, mas até setembro o brasiliense ainda poderá apreciar as florações nas cores amarelo, rosa e branco.

PASSE LIVRE

Uma proposta da Câmara Legislativa, de conceder transporte público gratuito para pessoas que estiverem desempregadas, está deixando o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, de cabelo em pé. O projeto de lei que dá passe livre por até 90 dias a desempregados recém-demitidos foi aprovado pela Câmara, mas o GDF garantiu que irá vetar a medida. Em nota, o governo disse que “prefere usar os recursos, cujas despesas seriam de R$ 200 milhões por ano, para gerar emprego e renda”. De acordo com o Executivo, a sanção ao projeto acarretaria aumento da tarifa de ônibus. O GDF já concede passe livre para estudantes de toda a rede de ensino pública e privada, além dos beneficiários previstos em lei, como isso e pessoas com necessidades especiais.

 

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda