Montes Claros – Um novo mercado em tempo de crise
Saudalys Franchising mostra aderência ao mercado e atrai investidores
A Saudalys Franchising é uma empresa brasileira que já nasceu pensando grande. O segredo desta receita mineira contém ingredientes que caem bem em qualquer prato no país e até no mundo. O atendimento odontológico acessível, sofisticado e com tecnologia de ponta estão juntos em cada uma das 50 clínicas da Sorrisus Clínicas Odontológicas em operação e também estão nos projetos das 202 franquias ainda não implantadas. A expansão para 400 unidades, em até dois anos, está na meta do novo time de CEO’s na empresa.
O diretor executivo da Saudalys, Marcelo Miranda, diz que “somente em 2016, o negócio faturou R$ 25 milhões (USD 7,5M), quando havia 30 franquias em operação. A meta para 2017 é alcançar R$ 100 milhões com cerca de 100 unidades. O plano de expansão da empresa para 2017-2020 é possuir 1.000 unidades da Sorrisus Clínicas Odontológicas em operação até o fim da década”.
No último mês, a estratégia de implementação dessas unidades ganhou dois reforços de peso. Miranda vendeu uma participação para os investidores Rodrigo Lowndes, da Southern Cross Group investment e Márcio Bortolli, ex-diretor da SIN, uma das maiores fabricantes de implantes odontológicos do Brasil. O objetivo é acelerar a expansão nacional e iniciar a entrada no mercado estrangeiro, disse Lowndes, citando o Sudeste dos EUA como mercado chave. “O público-alvo é de investidores americanos com know-how no mercado da saúde”.

Lowndes assume o papel de Vice-Presidente de Finanças da Saudalys. “O segmento de saúde é pouco afetado por crises. Quando analisamos este setor, em meio a esta recessão, de 2016 a 2017, houve aumento de até 15%, mesmo com PIB negativo no país. Conhecemos a Saudalys como cliente da SIN Implantes Odontológicos e agora compartilhamos a visão estratégica como sócios da empresa”.
Franquia em ascensão
Numa posição mais estratégica, sem dúvida, nos últimos quatro anos, o segmento de franquias da área da saúde cresce muito no Brasil. A Saudalys reúne tratamento sofisticado, acessível e com mais tecnologia, três elementos que alguns consultórios tradicionais não conseguem oferecer ao cliente. É muito difícil um dentista proprietário de consultório trabalhar com materiais de qualidade, investir em tecnologia de ponta e financiar os tratamentos em prazos largos. A franquia é um modelo de clínicas que reúne todos esses atributos em um único local, com o suporte de gestão e poder de compra junto aos fornecedores.
Para Márcio Bortolli, que assume como vice-presidente de Operações, “sem dúvida a Saudalys despertou nosso interesse pela capacidade de crescimento e pela forma como está organizada, pela maturidade e a aderência do proprietário Marcelo Miranda, com procedimentos de departamentalização, profissionalização e de governança da empresa. Itens que fazem uma grande corporação ser percebida como séria junto aos investidores e aos órgãos reguladores”.
A oportunidade de crescimento da franquia está nos dados do IBGE. Existem cerca de 30 milhões de edêntulos no Brasil, pessoas que não têm todos os dentes e demandam por alguma solução odontológica. “Se fizermos um corte econômico de 50% neste número, temos 15 milhões de brasileiros precisando de atendimento básico de reabilitação oral, sem contar outros tratamentos em geral, enfim, um mercado em constante movimento”, destaca Bortolii.
A marca Sorrisus na elite do futebol
O time de grandes marcas que estampa a camisa da Ponte Preta, formado por Pilot, Schin, Adidas e Caixa ganhou mais um grande reforço: a Sorrisus Clínicas Odontológicas. O logotipo da empresa está localizado nas costas da camisa, acima do número, e deverá ficar até o final de 2017. A estratégia de marketing consiste em associar a marca ao esporte mais popular no Brasil em um campeonato com grande alcance. A escolha do Ponte Preta, de Campinas, no Estado de São Paulo, está alinhada com o plano de expansão da franquia naquele Estado.
Para Marcelo Furtado, diretor de expansão da Saudalys, “este é o momento ideal para investir no marketing no Estado de São Paulo, visto que tivemos retorno positivo na ABF, feira de franquias realizada na capital paulista, entre 21 e 24 de junho. Mais de trezentas pessoas manifestaram interesse no negócio. Em breve, receberemos estes possíveis novos clientes no escritório que já foi aberto em São Paulo”.
O diretor de marketing, Cristiano Marchi Gimenes, “A Sorrisus deu um passo coerente com sua trajetória ao patrocinar uma equipe de futebol da série A do campeonato brasileiro. Temos clínicas de norte a sul do Brasil, daí associamos isso à paixão que o brasileiro tem pelo futebol e à proposta do próprio campeonato. A marca Sorrisus passa a figurar entra as maiores do país.”
Nova Campanha
A Saudalys Franchising está focada na expansão de suas marcas. A Sorrisus, em especial, está produzindo uma nova campanha com o ator global Carlos Machado. A escolha do ator se deve ao fato de ele ser dentista e poder falar com propriedade e credibilidade sobre o tema. Para Fabrício Lafettá, gerente de marketing, pontua que o mote desta campanha será sobre implantes dentários. “A tecnologia da Sorrisus garante implante com anestesia sem dor, atendimento sofisticado acessível graças às condições que a rede proporciona”.
A Saudalys
A Saudalys deu início ao franqueamento no final de 2015, em Montes Claros (MG) e tem até agora 252 unidades negociadas, a maioria na rede da Sorrisus Clínicas Odontológicas, que possui 58 unidades em operação. Foram negociadas 36 unidades da franquia de laboratórios de próteses odontológicas Identical e 20 unidades da rede de cínicas médicas LIFE. A Saudalys também possui Esthetical, uma franquia de clínicas de estética corporal com foco que abrange até cirurgia plástica, cuja primeira unidade deve ser inaugurada ainda em 2017.
No dia 07 de julho, a oitava clínica odontológica foi inaugurada em Montes Claros, na av. João XXIII. Marcelo Miranda, diz que “o plano de expansão da empresa para 2017-2020 é possuir 1.000 unidades da Sorrisus Clínicas Odontológicas em operação até o fim da década”.
Por Nágila Almeida
Acompanhe mais notícias no Jornal Montes Claros.com.br e fique por dentro dos principais acontecimentos da região!
Jornal Montes Claros O líder em notícias de Montes Claros 
