Últimas Notícias

Amazonas se prepara para firmar parceria com a Anater

Amazonas se prepara para firmar parceria com a Anater

Gerentes do Idam visitam a sede da Anater, em Brasília/DF, para conhecer o instrumento específico que regulamenta a parceria e as perspectivas de inclusão do Amazonas nos projetos. 

A equipe técnica da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)
A equipe técnica da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)

 

A equipe técnica da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) recebeu, nesta quinta-feira (20), em Brasília/DF, Eda Maria Oliva, gerente geral do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), e a gerente de Prestação de Contas, Maria Andreola, que vieram conhecer o instrumento específico que regulamenta a parceria da Anater com as instituições públicas oficiais de Ater.

Segundo Eda Maria Oliva há uma expectativa muito grande em relação à Anater. “Fizemos questão de vir pessoalmente para entender melhor como a Anater está se organizando e as perspectivas de inclusão do Amazonas nos projetos. O estado do Amazonas é muito diferenciado. Não existe miséria, ninguém passa fome, mas existe uma pobreza financeira no meio rural. Além disso, o custo do serviço de Ater é o mais caro do país, devido às distâncias entre as localidades, as condições geográficas, meio de transporte, já que muitas vezes o deslocamento do técnico precisa ser feito de avião, ou é preciso equipar um barco com toda estrutura para que ele possa permanecer por vários dias, e isso tem um custo alto. Nosso objetivo é qualificar a prestação de serviço de Ater em nosso estado e contamos com a parceria da Anater para viabilizar essa proposta”, explica Eda Oliva.

O diretor administrativo, Ricardo Demicheli, destaca que a Anater está elaborando, junto com as empresas oficiais de Ater, os planos de trabalho dos projetos Piloto e Dom Helder Câmara, que neste primeiro momento integram 18 estados. “Mas a proposta da Anater é atender a todos os estados ainda neste ano. Por isso é importante que os governos estaduais façam a adesão ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento da Ater e fiquem aptos para firmar parceria com Anater. Essa visita do Idam é muito importante para dirimir eventuais dúvidas, facilitando o processo final”, avalia.

O Assessor jurídico da Anater, Fabrício Sena, explicou às gerentes que a Anater tem uma nova proposta de assistência ao agricultor familiar, de forma integrada às políticas públicas voltadas para o setor, chamada de Nova Ater, e que o instrumento específico de parceria foi elaborado de forma a possibilitar o acesso e a desburocratização dos serviços, sem, entretanto, deixar de cumprir as exigências dos órgãos de controle. “Estamos na fase inicial da operacionalização da Anater e sabemos que à medida em que os projetos forem sendo executados, esses instrumentos serão atualizados, garantindo uma parceria que seja capaz de, efetivamente, levar para o campo uma nova estrutura, elevando a abrangência e a qualidade da assistência a ser ofertada aos agricultores”, ressalta.