Últimas Notícias

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

CREDENCIAMENTO

Em reunião realizada na tarde da quarta-feira, em Belo Horizonte, o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais) e posteriormente a CIB (Comissão Intergestora Bipartite do SUS-MG), aprovaram o credenciamento do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira pelo SUS. O próximo passo, o que deve acontecer provavelmente ainda este mês, será a votação por parte do Conselho Municipal de Saúde de Montes Claros e pela CIRA (Comissão Intergestora Regional Macro Norte). A fase seguinte será encaminhar o resultado para o Ministério da Saúde autorizar a celebração do convênio, que, na sequência, retorna ao Secretário de Saúde do Estado para assinatura. A expectativa é de que todas estas fases estejam concluídas dentro de 60 dias.

SENSIBILIDADE NO CREDENCIAMENTO

O que mais chamou atenção na reunião do Cosems e CIB em Belo Horizonte foram as manifestações pela aprovação do credenciamento do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira pelo SUS. Primeiro, vale ressaltar o empenho da médica Ariadna Muniz e do diretor do hospital, Jonathan Rodrigues. Num segundo momento, merece destaque a defesa da proposta feita pela Secretária de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, e pelo presidente do Cosems, Eduardo Luiz da Silva.

INTERVENÇÃO

O Tribunal Regional Federal em Brasília-DF, 1ª Região, na última quinta-feira, manteve decisão da 18ª Vara Federal em Belo Horizonte que extinguiu Ação Civil Pública que havia decretado intervenção na Soebras.

FUTURO DE TEMER

Em Brasília-DF continuam as especulações em torno da votação no próximo mês, no plenário da Câmara, de admissibilidade ou não de processo contra o presidente Michel Temer. A este respeito, deputados mineiros da base governista estiveram reunidos nesta semana com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, e este comentou que a situação é tranquila e não acredita que o pedido terá prosseguimento.

SAÚDE

A boa notícia para o grave problema de saúde na região e o entendimento entre o Cimams e o Ministério Público, que permite que as prefeituras, através do consórcio, contratem serviços de média e alta complexidade, a exemplo de exames diversos como tomografia, ressonância e cirurgias. Graças ao empenho do promotor José Aparecido, coordenador da Coordenadoria de Defesa do Patrimônio Público, prefeituras poderão credenciar hospitais para prestar serviço à população do município.

ADEMIR CAMILO

O deputado federal Ademir Camilo (PTN), que em Minas pertence à base do Governo Pimentel e que na federação seu partido integrava a base do presidente Michel Temer, esteve reunido nesta quinta-feira com o presidente da República para pedir desculpa e declarar interesse em voltar a fazer parte da base. É que o partido até então vinha defendendo a admissibilidade do processo contra o chefe do executivo.

NOVO SUPERMERCADO

O grupo Mart Minas, que montou um atacarejo nas proximidades do Parque Municipal, na Avenida Padre Gaetani, saída para Pirapora, definiu que ainda este ano vai iniciar a construção de um novo supermercado em Montes Claros. A dúvida está se constrói na área central ou na saída para Janaúba, próximo ao Max Mim. A conversa é que já negociou terreno na saída da cidade.

 

Aldeci Xavier
Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco