Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

MG – Minas Comunica II democratiza o acesso ao sistema de telefonia móvel no estado

MG – Minas Comunica II democratiza o acesso ao sistema de telefonia móvel no estado

O Governo de Minas Gerais avança de forma acelerada para assegurar a universalização do acesso à telefonia móvel no interior do estado. De 2015 para cá, mais de 400 distritos foram contemplados com antenas de transmissão 3G dentro do programa Minas Comunica II.

MG - Minas Comunica II democratiza o acesso ao sistema de telefonia móvel no estadoMG - Minas Comunica II democratiza o acesso ao sistema de telefonia móvel no estado
MG – Minas Comunica II democratiza o acesso ao sistema de telefonia móvel no estado

 

Ao todo, 652 distritos mineiros já contam com o sistema de telefonia celular, beneficiando população estimada de mais de 1 milhão de pessoas em todos os Territórios de Desenvolvimento.

A expectativa é de que o Minas Comunica II atenda 688 distritos até 2018. As 36 localidades que ainda não receberam o sistema de telefonia móvel dependem, na maioria dos casos, de avanços na liberação do licenciamento ambiental.

Além destes casos, o Estado trabalha para incorporar outros 80 distritos ao Minas Comunica II e, dessa maneira, levar a inclusão digital para tantos outros mineiros e mineiras desassistidos por este tipo de tecnologia.

O diretor-geral do Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel), José Francisco Vieira Seniuk, explica que o Minas Comunica II é um programa complementar a uma ação do Governo Federal que visa implantar o sistema de telefonia celular nos municípios.

“Nosso programa vai além das cidades, vai para mais longe, chegamos aos distritos”, destaca. “A regulamentação federal existente leva o sinal 3G para os municípios, mas não contempla os distritos. E nesse ponto que o nosso programa atua”, esclarece Seniuk.

Para o diretor-geral da Detel, um dos principais benefícios da iniciativa é o impulso ao desenvolvimento econômico das localidades contempladas.

“Vamos ensiná-los a usar a tecnologia 3G para os negócios, para abrir uma empresa ou fazer um site. Sem contar que ela facilita o acesso aos serviços do Governo, como o MG App. Por meio do aplicativo, o cidadão pode fazer diversas solicitações. Atualmente, é importante canal de comunicação entre o Governo e a sociedade e precisamos colocá-lo a serviço de todos”, defende Seniuk.

“O principal benefício é a geração de desenvolvimento econômico para os distritos de Minas Gerais. A gente tem estudos que demonstram o impacto do sinal de telefonia celular na evolução da região. Na medida em que você disponibiliza este tipo de serviço para a população, ela vai fomentar o aparecimento de novos comércios, vai facilitar, por exemplo, a negociação de uma pousada de distritos turísticos”, aponta o superintendente em Governança Eletrônica, Rodrigo Diniz Lara.

O MG APP está disponível para download e instalação para os sistemas Android e iOS. Hoje, mais de 220 mil pessoas já estão usando o celular para checar dados no Detran/MG, consultar contas da Cemig e da Copasa, agendar horário nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), entre outros serviços.

A favor da comunidade

Contrato e Padre Afonso, dois distritos de Itamarandiba, no Território Alto Jequitinhonha, estão entre as localidades beneficiadas pelo Minas Comunica II. A pedagoga Patrícia de Souza, moradora de Contrato, comenta como que a chegada da tecnologia 3G mudou a rotina do local.

“É uma tecnologia inovadora que a gente não consegue viver mais sem ela. Hoje em dia você estuda através dela, paga uma conta, sem contar que dá para matar a saudade de quem está longe. Facilitou muito a nossa vida por aqui”, relata a pedagoga.

A agente comunitária de saúde no distrito de Padre Afonso, Gilmara Soalheiro de Freitas, também enaltece as mudanças advindas da chegada do novo sistema de telecomunicação. “Facilitou muito a minha vida particular e profissional. Às vezes ficávamos sem comunicação nenhuma e deixávamos de resolver muitos problemas por isso. Agora, isso já não acontece mais e podemos desenvolver melhor a vida da gente”, destaca.

Clique aqui e acesse o mapa que mostra todos os 652 distritos que já foram contemplados com a implantação do sistema de telefonia celular 3G.

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.